Acesse:

terça-feira, 25 de março de 2008

Curso de Odontologia da UnG e Secretaria da Saúde de Guarulhos assinam termo de cooperação

Segundo o secretário da Saúde, Paulo Capucci, a parceria poderá beneficiar diretamente mais de 400 mil pessoas
Portal UnG (25/03/2008) – A Faculdade de Odontologia da Universidade Guarulhos (UnG) assinou nesta segunda-feira (24) um termo de cooperação técnica, didática e científica com a Secretaria de Saúde do município de Guarulhos. A notícia, publicada nesta terça-feira pelos principais veículos de comunicação da cidade, vai ao encontro de um antigo anseio da Prefeitura: oferecer tratamento odontológico de qualidade a toda a população guarulhense. Como? O secretário da Saúde de Guarulhos, Paulo Capucci, diz que com muito trabalho, amparado pela experiência e apoio da Universidade Guarulhos. “Estamos muito felizes. Não é sempre que conseguimos aproximar duas complexas entidades, como uma universidade e uma prefeitura. E o melhor: trata-se de uma junção cuja principal beneficiada será a população”, disse Capucci em entrevista ao Portal UnG. População que o secretário estima, neste primeiro momento, em 400 mil pessoas contempladas diretamente. “Embora eu possa afirmar com convicção que todo o conjunto da sociedade guarulhense ganhará, uma vez que nossos profissionais aprenderão novas tecnologias e desenvolverão outras capacidades; e serão agentes multiplicadores desse conhecimento”, complementou.

Com a assinatura do termo de cooperação, os agentes comunitários de saúde (660 no total) passarão a realizar as visitas domiciliares acompanhados de dois estagiários do curso de Odontologia da UnG. Juntos, eles irão promover educação em saúde bucal, distribuir escova e creme dental, ministrar aulas práticas de escovação e realizar evidenciação de placa bacteriana, que consiste na distribuição de pastilha que, ao ser mascada, aponta os locais da boca onde a pessoa deverá cuidar melhor para evitar problemas, como cárie e gengivite.

Serão contemplados bairros assistidos pelo Programa Saúde da Família, com área de abrangência extensa e localizados na periferia da cidade, tais como: Jardim Acácio, Água Azul, Jardim Rosa de França, Jardim Belvedere, Bananal, Parque Primavera, Recreio São Jorge e Jardim Fortaleza, onde o trabalho terá início.

Além da capacitação dos agentes e das visitas domiciliares, Capucci citou outras ações que serão desenvolvidas com o convênio, como a criação de programas em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e a oferta, pela UnG, de cursos voltados a cirurgiões-dentistas do sistema de saúde do município. “Isso os tornará mais capazes de resolver uma gama maior de problemas bucais”, expôs.

Problemas que, aliás, foram levantados e evidenciados por uma pesquisa realizada pela Secretaria em parceria com a Universidade de São Paulo. De acordo com o secretário, a cárie dental, a perda de dentes e o câncer bucal são os principais problemas de ordem odontológica da população guarulhense.


Intensificação – Apesar de o convênio ter sido formalizado nesta segunda-feira, cerca de 100 estudantes do curso de Odontologia da UnG desenvolvem ações de educação e saúde em escolas municipais desde o início do ano passado. Coordenadora de estágios do curso e uma das pessoas que encabeçou as conversas para a cooperação, a profa. Elaine Quedas de Assis acredita que a assinatura do termo irá apenas intensificar as iniciativas, que serão benéficas para ambas as entidades. “Para que uma parceria dê resultados positivos, ela precisa ser legal para todas as partes envolvidas”, afirmou. “O município não conseguiria abraçar projetos de ação coletiva sem a nossa ajuda. Da mesma maneira que os nossos alunos teriam os campos de atuação restritos sem essa abertura de portas”, considerou a docente, para quem, as ações desenvolvidas nesse semestre serão projetos pilotos que servirão para amadurecer a parceria.

Assinaram o convênio o diretor do curso de Odontologia da UnG, prof. Mário Alberto Marcondes Perito, e a vice-reitora Acadêmica, profa. dra. Dumara Sameshima. Para ambos, essa é mais uma mostra da responsabilidade da UnG.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar