Acesse:

quinta-feira, 13 de abril de 2006

Reitor participa do Encontro Nacional dos Dirigentes das IES Particulares

Dirigentes e pró-reitores de IES privadas, pesquisadores da Educação Superior, autoridades públicas, técnicos e planejadores envolvidos com a Educação Superior Brasileira, se reuniram no Uniceuma (Centro Universitário do Maranhão), na cidade de São Luis (
Dirigentes e pró-reitores de IES privadas, pesquisadores da Educação Superior, autoridades públicas, técnicos e planejadores envolvidos com a Educação Superior Brasileira, se reuniram no Uniceuma (Centro Universitário do Maranhão), na cidade de São Luis (MA), de 10 a 12 de abril, no 5º Encontro dos Dirigentes de Graduação das IES Particulares.

O destaque na manhã do dia 12 foi o reitor da UnG, professor Dr. Valmor Bolan, que ministrou a palestra “A dimensão ética de uma gestão competitiva”. Ele também é responsável pela criação do Código de Auto-Regulamentação das Instituições Particulares de Ensino Superior (Caens) e tem sido tem sido um dos maiores entusiastas da proposta.

Durante sua exposição, o professor Bolan destacou que “a dimensão ética se institui como um valor fundamental na gestão competitiva das IES. A adoção do comportamento ético pelos gestores é um fim em si, e não uma estratégia de competição. A ética deve ser praticada como um valor fundamental, e não utilizada como uma ferramenta”.

Para ilustrar a importância e a atualidade deste assunto, o professor expôs aos presentes a criação do Código de Auto-Regulamentação das Instituições Particulares de Ensino, o Caens, cujo principal objetivo é valorizar o comportamento ético já apresentado pela maioria absoluta dos integrantes do segmento, assim como incentivar para que este continue a ser o padrão adotado.

“O Código proporciona subsídios para modelos de auto-regulamentação e de auto-gestão pelas instituições, que devem ser respeitadas como responsáveis legítimas pelos padrões de qualidade de suas atividades, sem imposição de padrões pelo governo. É esta liberdade que permitirá às IES particulares demonstrar seu genuíno comprometimento com a educação. São elas próprias que devem informar à sociedade os seus padrões de qualidade e assumir o compromisso ético de cumprir o que prometem, com transparência”, destacou o reitor da UnG.”

Durante seu discurso final o professor Bolan destacou a importância de se consolidar o setor educacional de forma que a ética seja o principal motivador das IES na garantia da melhor formação universitária possível aos jovens estudantes, na consolidação de um corpo docente mais qualificado e na oferta de uma infra-estrutura adequada aos atendimentos das demandas do ensino e da pesquisa. “Ensinar é humanizar. É cultivar valores. E a ética é nada mais nada menos que um conjunto de valores humanizadores. Sem isto, não é possível pensar numa gestão competitiva”, finaliza.

Atualmente, tem se tornado um desafio para as Instituições de Ensino Superior Particular, atender de modo criativo e prospectivo às demandas da sociedade, uma vez que as transformações da realidade social e educacional do País acontecem a cada dia em um processo dinâmico e repleto de discussões. Diante disso, o objetivo do 5º Encontro foi olhar para dentro das próprias IES, identificando experiências inovadoras, avanços, soluções e geração de subsídios relacionados com a gestão do ensino de graduação, usando como objeto, a reflexão, a valorização da docência, da melhoria de qualidade e, a identificação de estratégias para uma gestão acadêmica e administrativa inovadora, com melhor capacidade de planejamento, avaliação e desenvolvimento das especificidades do ensino de graduação das IES particulares.
Compartilhe:

Voltar