Acesse:

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Feira Guia do Estudante: UnG leva visitantes a uma viagem pela história da bossa nova e da Copa de 58

Evento contou com a participação de 20 mil estudantes de todo o Estado. Estande da UnG foi um dos mais movimentados do evento

Portal UnG (15/09/2008) – A 3.ª edição da Feira Guia do Estudante, cuja promoção é da Editora Abril, encerrou-se no último domingo (14). Ponto positivo para as diversas instituições de ensino superior participantes que tiveram a missão de colaborar com 20 mil estudantes do ensino médio na difícil tarefa da escolha profissional. Outro ponto para quem fez isso com criatividade, explorando atividades que tornarão essa empreitada menos complicada e mais prazerosa.

Participante assídua da Feira, a UnG mais uma vez foi destaque no evento, tanto por arrebatar público quanto pela criatividade pioneira. Se nos anos anteriores foi o espaço dedicado à equoterapia que chamou a atenção dos visitantes, nesta edição foi uma viagem pelo túnel do tempo que promoveu entretenimento atrelado ao conhecimento. Dona do único estande temático da Feira, a Universidade levou os visitantes a uma excursão pelos 50 anos da bossa nova e da primeira conquista da Copa do Mundo de Futebol em 1958. Para os estudantes, a maioria com idades entre 16 e 20 anos, uma viagem até então desconhecida. “Sei o que é bossa nova, mas nunca tinha me interessado por aprofundar esse conhecimento. Achei bem pertinente da UnG ter trazido isso para um evento em que poucos sabem sobre esse estilo musical”, disse a aluna da Escola Estadual Ernestino Del Bono, Bruna Telini, de 17 anos. Para ela, que está inscrita para a Fuvest, a visita à Feira ajudará na escolha de uma segunda opção. “O processo de seleção para uma universidade pública não é simples e muito menos fácil. Preciso estar preparada para ingressar em uma instituição privada caso eu não seja aprovada”, complementou Bruna após participar da triagem auditiva oferecida pelo curso de Fonoaudiologia no estande da UnG.

Se ela veio em busca de uma segunda opção, Andressa Gabriella, também de 17 anos, já veio decidida sobre sua primeira. Filha de uma egressa da UnG, a estudante do 3.º ano do ensino médio da escola Amenaide Braga de Queiroz, na Zona Norte, se inscreveu para o processo seletivo da UnG. Segundo ela, as boas referências da mãe lhe deram bases para essa escolha. “Ainda estou em dúvida entre odontologia ou turismo. Coloquei os dois como opção. O teste vocacional e a conversa com o psicólogo da UnG vão me ajudar nessa difícil escolha”, enfatizou. “Mas já tenho quase certeza em relação à universidade”.

A viagem pela Copa de 58 teve seu apogeu na sexta-feira, dia 12. Para contar sobre a experiência, a UnG levou para a Arena, principal espaço de apresentação de profissionais no evento, o ex-jogador Dino Sani, campeão do mundo com a seleção canarinho naquele ano. Para ele, foi uma oportunidade única poder contar à nova geração as experiências do passado, quando o futebol era encarado com patriotismo e garra.

Além do futebol e da bossa nova, a Universidade levou à Feira uma série de outras atrações. Teste vocacional, psicólogos de plantão para uma boa e aconselhável conversa, testes de voz e audição, jogos, palestras com professores da UnG e distribuição de brindes foram algumas delas. A mais concorrida, contudo, foi a caricatura em camisetas. Três artistas contratados pela UnG caricaturaram mais de mil pessoas durante os três dias de evento. Marina Marques, de 16 anos, foi uma delas. “Achei tudo bem legal no estande da UnG, mas poder sair com uma camiseta pintada com o seu retrato, foi a melhor atração entre todas da Feira”, contou ela, que sonha em se tornar uma profissional de fotografia.

Redator-chefe do Guia do Estudante, publicação da Editora Abril que estimulou a criação da Feira, Ricardo Lombardi disse em entrevista ao Portal UnG que o público do evento ficou dentro do que a organização havia previsto. Para ele, a Feira se caracteriza hoje como um dos mais importantes espaços onde os estudantes podem receber orientações sobre carreira e evitar o arrependimento depois de ingressar no ensino superior. “Hoje, existem à disposição do vestibulando mais de 200 opções de carreiras. É quase impossível não ter dúvidas. Acreditamos que informações adequadas, transmitidas de maneiras criativas, colaboram substancialmente para a escolha correta. Cerca de 40% das evasões ocorrem por falta de informação, e é justamente esse o quadro que queremos evitar”, enfatizou Lombardi.

Segundo o jornalista, alguns levantamentos promovidos pela equipe do evento mostram o quão relevante é para os estudantes a realização da Feira. Muitos dos visitantes, de acordo com ele, se correspondem por e-mail com a redação do Guia e contam que as informações obtidas por eles foram decisivas para a escolha profissional. “Além disso, temos notado que as instituições estão se acostumando com a idéia de participar de eventos desse cunho e a cada ano estão se aperfeiçoando mais, explorando a criatividade. Um exemplo é essa variedade da UnG”, apontou Ricardo.

Para o gerente de Comunicação e Marketing da UnG, Sandoval Nassa, a Universidade buscou alocar em 100 m² tudo o que os estudantes nessa fase adoram, ou seja, diversão sadia e possibilidade de refletir sobre o futuro profissional. “E o mais importante para nós é que muitas dessas ações são desenvolvidas por estudantes da Instituição. Isso demonstra uma sinergia de pensamento e atitude, um exemplo de que na UnG se aprende praticando”, salientou Nassa.

Matéria-Prima – A Universidade aproveitou a Feira Guia do Estudante para lançar a terceira edição da Revista Matéria-Prima, que traz notícias sobre as profissões e seus respectivos mercados de trabalho, entrevistas exclusivas e dicas para se dar bem na carreira.

Nesta edição, o veículo apresenta como reportagem de capa o crescimento do mercado de trabalho na área ambiental, o que levou ao aumento da procura por cursos voltados ao setor. Com depoimentos exclusivos e levantamentos minuciosos, a matéria aponta os diferenciais das profissões. 

Matéria-Prima ainda traz uma reportagem que mostra como as mulheres vêm obtendo êxito em suas carreiras; e outra que ensina como escolher a carreira com consciência e tranqüilidade.

A importância das pesquisas para o País, o lado social da Universidade Guarulhos e o contexto de mais de 100 cursos entre graduação e pós-graduação também compõem esta edição da revista.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar