Acesse:

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pingüins são operados no hospital veterinário da UnG

Equipe de veterinários da UnG operaram sete pinguins que sofreram fraturas. As aves vão se recuperar em Ubatuba
Portal UnG (01/10/2008) - Sete pingüins resgatados no litoral paulista foram operados na tarde desta sexta-feira (3) no hospital veterinário da Universidade Guarulhos (UnG). No total, treze pingüins passaram por avaliação médica e sete sofreram cirurgias ortopédicas.

Os animais operados tiveram pinos de titânio implantado para recuperar os movimentos das patas, segundo o veterinário e diretor do hospital, Luis Arthur Giuffrida.

As aves vão se recuperar no aqüário de Ubatuba, a 226 km de São Paulo. Somente após essa recuperação é que os veterinários decidirão se algum pingüim terá condições de ser devolvido à natureza ou se terá de ficar em algum zoológico.

O Aquário de Ubatuba e o Instituto Argonauta realizam a parceria para reabilitação de animais marinhos desde 1998 e o Instituto Kosmos e também são parceiros. Neste período já foram salvos mais de 900 animais entre pingüins, leões marinhos, lobos e até uma baleia Jubarte resgatada com vida em 2000. Ambas trabalham, com o apoio do IBAMA e o Instituto tem patrocínio do Aquário e da Petrobrás.

Raio-X da espécie

Nome: pingüim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus)
Origem: Patagônia (argentina e chilena); os que vêm ao Brasil são da Argentina
Hábitos: vivem em grupo, formam casais monogâmicos e nadam depressa
Tamanho: de 60 cm a 70 cm
Peso: até 5 kg
Época reprodutiva: de setembro a março; a fêmea põe dois ovos por ano
Migração: entre junho e setembro; eles pegam carona na corrente das Malvinas, que sai do sul em direção aos trópicos, em busca de comida
Características: plumagem preta e branca; os juvenis, encontrados nesta época do ano, são acinzentados

Compartilhe:

Voltar