Acesse:

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

UnG oferece programas gratuitos para tratamento à obesidade de adultos e crianças

Inscrições podem ser feitas por telefone ou e-mail. Iniciativas contam com apoio de nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e profissionais de educação física
Portal UnG (27/01/2009) - Mais de 40% dos brasileiros estão acima do peso. Entre as crianças, o número chega aos 10%, de acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo. As cifras, que vêm variando nos últimos 20 anos em sentido ascendente, são resultados de uma série de fatores, que podem ou não vir associados: maus hábitos alimentares, que muitas vezes começa na infância; sedentarismo, crescente em crianças que têm trocado atividades ao ar livre pelo computador, TV e videogame; estresse e correria da vida moderna são alguns exemplos. Isso sem contar o fator genético, também responsável por milhares de casos da doença.

Se os dados assustam, as doenças relacionadas ao mal são igualmente preocupantes. De acordo com especialistas, entre as principais conseqüências da obesidade estão o aumento dos casos de diabetes, os problemas cardiovasculares e a elevação dos níveis de colesterol e triglicérides.

Ciente de seu papel social, a Universidade Guarulhos (UnG) está com as inscrições abertas para dois programas gratuitos voltados ao atendimento a pessoas acima do peso: o Goam (Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar) e o Goami (Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar Infantil).

Ambos têm uma dinâmica simples, entretanto, extremamente eficaz: uma vez por semana os pacientes se reúnem e, com o respaldo de profissionais e estudantes de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Educação Física recebem orientação e aprendem técnicas de reeducação alimentar e exercícios físicos visando à perda de peso. “Nossa meta é proporcionar qualidade de vida e recuperar a auto-estima das pessoas”, expõe o psicólogo José Cândido Cheque, coordenador do Paddac (Programa de Ação-Docente-Discente Assistencial Comunitário), idealizador do Goam e do Goami.

Os interessados em se inscrever ou fazer o mesmo pelo filho podem ligar para o telefone (11) 2464-1737, das 8h às 13h; ou enviar e-mail com nome completo, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br. A data limite é 9 de março.

O único pré-requisito é estar acima do peso. No caso do Goami, nos encontros, as crianças precisam ir acompanhadas de um responsável (neste programa não há atividades na área de educação física).

As reuniões dos grupos acontecem uma vez por semana: às terças-feiras, das 13h às 17h, na Unidade Guarulhos-Centro. O primeiro encontro está programado para acontecer no dia 10 de março.

Goam em Itaquá – O Goam também está com as inscrições abertas na Unidade Itaquá da UnG. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, das 15h às 17h. O procedimento para inscrição é o mesmo: por telefone ou e-mail. Os que preferirem ainda podem fazê-la pessoalmente na Secretaria-Geral do campus.

Serviço
Unidade Guarulhos-Centro
Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos

Unidade Itaquá
Rua Uberada, 251, Vila Virginia, Itaquá
Compartilhe:

Voltar