Acesse:

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Universidade divulga balanço do Trote Solidário 2009

Uma tonelada de alimentos foi arrecadada e mais de 100 calouros se cadastraram na Campanha de Doação de Medula Óssea
Portal UnG (22/04/2009) – Se a meta principal era incentivar a responsabilidade social entre os calouros, podemos afirmar que o Trote Solidário a cumpriu com maestria. Em dois meses de campanhas, os resultados obtidos são extremamente positivos. De acordo com balanço divulgado pela Coordenação de Apoio Comunitário da Universidade Guarulhos (UnG), uma tonelada de alimentos foi arrecadada através da Gincana Solidária e das inscrições para a XI Copa Universitária, e 143 pessoas se cadastraram no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.  “É muito gratificante ver que os estudantes assimilaram o espírito social que buscamos transmitir com as ações”, enfatiza o coordenador de Apoio Comunitário da UnG, Fábio Madaleno.  

Esse “estado gratificante” não está centrado apenas no fato de os benefícios materiais conquistados terem sido consideráveis, mas, principalmente, porque as iniciativas despertaram nos estudantes o espírito de solidariedade. Aluna do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Unidade SP-Centro (Shopping Light) da UnG, Adriana Patino Grobas faz parte da turma que mais arrecadou alimentos no campus. Como recompensa, a universitária foi sorteada e ganhou 50% de bolsa de estudos neste semestre. Para ela, porém, o lucro maior não foi esse. “Partindo do principio que todos devemos fazer nossa parte na sociedade, nada mais justo que participar de uma campanha para ajudar pessoas que necessitam. Incentivar a arrecadação alimentos foi uma excelente ideia, além de ser uma forma de oferecer alternativa aos violentos trotes tradicionais”, disse.  “Atitudes como essa tornam as pessoas mais humanas e possibilitam integração com os mais carentes”, complementou.

Adriana Simplício Teixeira é caloura do curso de Odontologia. Na Unidade Guarulhos-Centro, sua turma despontou no ranking e conquistou o título de “Curso Cidadão 2009” do campus, e ela, a bolsa de 50% para o semestre. Segundo a futura odontologista, ela nunca havia participado de trotes solidários, embora a prática da doação seja rotineira em sua vida. “Esse tipo de programa sempre é muito válido, pois beneficia todos os envolvidos. Bom seria se todas as universidades tivessem iniciativas como essa. Com certeza haveria menos pessoas passando fome”, afirmou.

Também conquistaram a bolsa de 50% da mensalidade do primeiro semestre do curso os calouros Adenias Gonçalves (História – Unidade Itaquá) e Vera Sueli Suto (Pedagogia – Unidade Guarulhos-Dutra).

O Trote Solidário da UnG faz parte do Projeto UnG Cidadã e, nesta edição, foi composto pela Gincana Solidária, que incentivou a arrecadação de alimentos, e pelo Programa Vida, cujas ações englobaram palestras de conscientização de doação de sangue e medula óssea.

Responsável pela idealização do Programa, a vice-reitora de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário da UnG, profa. Maria Helena Kruger, reconhece que trabalhar no calouro a importância de celebrar este momento de felicidade, em que ele inicia uma nova etapa de sua vida, fazendo outras pessoas felizes é o diferencial da ação. “O apelo para a vida, saúde e pelo amor ao próximo é que norteia nosso Trote Solidário”.

Os alimentos arrecadados serão destinados ao Banco de Alimentos dos municípios de São Paulo, Guarulhos e Itaquaquecetuba, responsáveis por distribuir às instituições cadastradas.

Em relação à Campanha de Doação de Medula Óssea, os estudantes cadastrados farão exames para atestar a compatibilidade para doação e, posteriormente, irão integrar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Com o término da campanha na UnG, os interessados em ser doadores podem preencher o cadastro no site da Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo – AMEO (www.ameo.org.br).

Assuntos relacionados

· Trote Solidário da UnG incentiva a responsabilidade social entre os calouros

· Saldo Positivo

· Divulgados os ganhadores da Gincana Solidária 2009

· Projeto UnG Cidadã: entidades recebem doação das taxas de vestibular da UnG

Compartilhe:

Voltar