Acesse:

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Onça é operada em hospital veterinário da UnG

Onça suçuarana que vive no Zoo de Guarulhos passa por três horas e meia de cirurgia para reparar ligamento rompido no joelho direito da para traseira. Caso teve repercussão nacional
Uma equipe de 15 profissionais, entre veterinários, anestesistas e alunos residentes, se mobilizou desde as 9h da manhã desta sexta-feira (15) para atender no Hospital Veterinário da Universidade Guarulhos (UnG) uma paciente inusitada, uma suçuarana, também conhecida por onça parda, com aproximadamente 15 anos e pesando 50 kg. O animal vive no Zoo de Guarulhos e há cerca de um mês apresentava dificuldade em caminhar por ter sofrido rompimento do ligamento do joelho direito traseiro. A obesidade e o sedentarismo podem ter contribuído para que o animal sofresse uma queda, causando a lesão.

Toda a mobilização para remover o animal até o hospital da UnG se iniciou às 9h da manhã. A veterinária do Zoo, Claudia Igayara teve de sedar a onça utilizando uma zarabatana. Depois de sedada, a suçuarana pôde ser transportada em segurança até a Unidade Guarulhos – Dutra da UnG, onde fica localizado o hospital veterinário.

O procedimento cirúrgico que durou em torno de três horas e meia, apesar de delicado, foi um sucesso. Segundo o médico veterinário e diretor do hospital, Luis Artur Giuffrida, foi diagnosticado o rompimento cruzado cranial do joelho direito associado a uma lesão grave de menisco. O procedimento adotado para recompor o efeito mecânico do joelho é inédito no país, em animais dessa espécie. “Utilizamos uma técnica inovadora, a tightrope, para implantar fios cirúrgicos a fim de refazer os ligamentos do menisco do joelho do animal”, salienta.

A reabilitação da suçuarana é fruto de uma parceria entre o Instituto Kosmos, a Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos e a Universidade Guarulhos (UnG) que já possibilitou aproximadamente 150 atendimentos a animais com problemas de saúde do Zoo.

Durante a cirurgia, o médico veterinário dr. Rogério Arno, especialista em odontologia, aproveitou para realizar um tratamento periodontal na onça parda.

A suçuarana, que acabou sendo batizada pelos veterinários do Zoo de “Ronaldinha”, por apresentar o mesmo problema médico enfrentado pelo craque do Corinthians, Ronaldo, ficará pelo menos dois meses em recuperação até poder voltar à visitação pública. “A onça, após esse período, deverá ser estimulada pelos seus tratadores e veterinários a algum tipo de atividade física para restabelecer bem o movimento da pata esquerda”, salienta Giuffrida.

A cirurgia da suçuarana, que teve repercussão nacional, foi acompanhada pelas principais emissoras de televisão do país.


Veja quem publicou a notícia:

· Tv Globo – SPTV

· Jornal O Globo

· Portal G1
Compartilhe:

Voltar