Acesse:

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mais de 25 mil visitam a IV Feira Guia do Estudante

Palestras, quiz, jogos, atendimentos e atividades da TV UnG movimentaram o estande da UnG. Instituição colocou em foco os quatro pilares da educação do século XXI
Portal UnG (24/08/2009) – Milhares de estudantes que enfrentam o dilema da escolha profissional deram mais um passo para a decisão no último final de semana. Cerca de 25 mil pessoas – a grande maioria jovens pré-vestibulandos – visitaram a 4.ª edição da Feira Guia do Estudante, promovida pela Editora Abril entre os dias 21 e 23 de agosto.

Vinte e quatro instituições de ensino superior de todo o Estado desenvolveram no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, atividades educacionais e culturais para ajudar os indecisos no momento em que se inicia a maratona de vestibulares para 2010.

A UnG, que marcou presença pelo quarto ano consecutivo, levou para o estande de 200 metros quadrados vasta programação, envolvendo alunos e professores de diversos cursos, entre eles Comunicação Social, Fonoaudiologia, Psicologia, Matemática, Gastronomia e Administração. O foco da Universidade foi os quatros pilares da educação deste século, segundo a ótica de Jacques Delors, autor e organizador do relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São os pilares: aprender a conhecer (indica o interesse, a abertura para o conhecimento); aprender a fazer (mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar na busca de acertar); aprender a conviver (traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento); e, finalmente, aprender a ser (explicita o papel do cidadão e o objetivo de viver). “O candidato tem aqui a oportunidade de vivenciar as diversas áreas que a UnG oferece”, enfatizou a reitora da Universidade, profa. dra. Dumara Sameshima,  em entrevista no estúdio da TV UnG montado na Feira. “Eventos como esse possibilitam que mostremos nossa infraestrutura, tradição e cursos. Aliás, o conjunto da Feira traz bastante informação para o aluno que pretende ingressar no ensino superior”, complementou. Além da profa. Dumara, passaram pelo estande os vice-reitores da UnG: prof. PhD. Carlos Alberto Vicchiatti e profa. ms. Maria Helena Krüger.

Loraine, Julia e Marina, todas com 17 anos, concordam com a reitora. O trio passou boa parte do sábado visitando estandes, recolhendo material informativo e participando das palestras oferecidas na arena principal da Feira e na arena da UnG, no próprio estande. “O evento é bastante interessante, mas temos de ser seletivos, pois caso contrário ele nos deixa com ainda mais dúvidas”, disse Loraine. “Pude me inteirar com mais profundidade nas áreas em que tenho interesse, conhecer seus mercados de trabalho, disciplinas, etc. Isso será fundamental para a minha escolha final”, afirmou Julia.

Após conceder entrevista à TV UnG, participar do quiz, brincar nos jogos matemáticos do LEMa, ver as novidades tecnológicas da Inova e passar por avaliação de postura e voz no espaço da Fonoaudiologia, todas ações da UnG, os amigos Diego e Aristeu elogiaram as atividades da Instituição e disseram que essa é uma oportunidade para verem de perto o que as IES podem realmente oferecer. “Ainda estou em dúvida entre Economia e Relações Internacionais, mas já consegui reduzir minha lista de possíveis universidades”, ressaltou Aristeu.

Diretor de redação do Guia do Estudante, da Editora Abril, Fábio Volpe explicou que o evento funciona como um complemento à publicação. Segundo ele, se a avaliação promovida pelo Guia é uma maneira de ajudar o vestibulando na seleção da melhor universidade, a Feira o aproxima dessa instituição. “Hoje, todos têm acesso à internet e podem navegar em busca de informações. Entretanto, essa tecnologia não substitui o tête-à-tête”, expôs o jornalista.

As atividades da UnG se estenderam a outros pontos do evento. No sábado, na arena principal, a Universidade levou Caju & Castanha. A dupla, famosa pelos repentes, cantou alguns de seus sucessos e fez uma embolada educacional, mostrando através da música a importância da educação superior para um futuro profissional bem sucedido. Nos auditórios, professores e gestores falaram aos visitantes sobre “Profissão Jornalismo” e “Marketing Pessoal e Carreira” e mostraram os caminhos para bancar os estudos.

Quem passou pelo estande da Universidade também pôde retirar um exemplar da edição especial da Revista Matéria-Prima; sanar dúvidas sobre a escolha profissional com os psicólogos de plantão; e degustar as geleias produzidas por estudantes de Gastronomia e Nutrição. O produto faz parte do projeto Comunidades, desenvolvido por diversos cursos da Instituição.


Novidades para 2010

A UnG aproveitou a participação na 4.ª edição da Feira Guia do Estudante para apresentar as novidades da Instituição. Para o Processo Seletivo 2010, que iniciará em setembro, três novas graduações serão oferecidas: Ciências Econômicas, Engenharia Elétrica e Rádio e TV, além dos mais de 50 cursos já ministrados nas cinco Unidades da UnG: Guarulhos-Centro e Dutra, Itaquá,  SP-Centro (Shopping Light) e Metrô Jabaquara. Na área de Extensão, a Universidade irá inaugurar o Centro de Equoterapia, projeto inédito em Guarulhos e região. A ação irá beneficiar centenas de pacientes com necessidades especiais.O espaço da atividade equestre funcionará na Unidade Guarulhos-Dutra.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar