Acesse:

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ciclo de palestras do doutorado em Odontologia traz vice-presidente da IBM

Portal UnG (16/09/2009) – Se o objetivo de um estudante ao ingressar no doutorado em Odontologia da UnG é adquirir apenas conhecimento específico na área de dentística ou periodontia – linhas de pesquisa do programa –, é melhor começar a mudar seu conceito. Além de preparar o egresso com uma sólida formação em metodologia de estudos clínico-laboratoriais, resolução de problemas em pesquisa e análise de dados, o curso concentra esforços no amadurecimento deste profissional, em sua “formação global”, como classifica a dra. Magda Feres, coordenadora do stricto-sensu. “Acreditamos que a formação do pesquisador moderno deve ser pautada não somente no conhecimento específico, mas na multidisciplinaridade e na inserção global do indivíduo”, comenta a pesquisadora.

Uma das ferramentas utilizada pela equipe do doutorado é a realização mensal de palestras cujos enfoques não são exatamente a ciência odontológica – muito embora sempre descobre-se uma relação no decorrer das apresentações.

A última delas, promovida no dia 15, trouxe à Unidade Guarulhos-Centro da UnG a vice-presidente da IBM para a Indústria de Comunicações da América Latina, a engenheira elétrica Manzar Feres. Especialista no mercado de telecomunicações, ela falou aos doutorandos sobre o futuro da comunicação no Brasil e no mundo.

Em entrevista ao Portal UnG, Manzar disse que as nações vêm sofrendo grande transformação, regida, sobretudo, pelas novas tecnologias. Segundo ela, todos os profissionais – de médicos a dentistas, passando por professores – devem aprender a explorar as invenções tecnológicas como meio. “É preciso encontrar caminhos para distribuir conteúdos com facilidade e chegar aos clientes, ao público-alvo”, enfatizou.

Para o próximo mês, a coordenadora do doutorado estuda aprofundar temas relacionados à mitologia grega, que já fora debatido no último mês.
Compartilhe:

Voltar