Acesse:

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fatos e Fotos: I Encontro dos Cursos Tecnológicos

Portal UnG (22/09/2009) – Entre os dias 8 e 11 de setembro, alunos das graduações tecnológicas de todas as unidades da UnG participaram do I Encontro dos Cursos Tecnológicos da Instituição.

O evento debateu, entre outras questões, o papel deste profissional no mundo corporativo, evidenciando sua importância e suas responsabilidades. Outro ponto abordado foi o tecnólogo como agente social no mercado.

Participaram do Encontro os seguintes cursos: Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão em Comércio Exterior, Gestão Financeira, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Logística, Marketing, Radiologia e Treinamento de Futebol.

Acesse a galeria de fotos e veja as principais imagens do evento.

Os tecnológicos
Mais voltados para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia parecem ter conquistado espaço na escolha dos vestibulandos. Dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), relativos a 2007, mostram que o maior crescimento registrado entre as matrículas de cursos superiores foi para os de tecnologia. O número de alunos que ingressaram na modalidade cresceu 390% entre 2002 e 2007. ”Os cursos tecnológicos formam profissionais em áreas onde não há outras graduações, isto, por si só, já é uma vantagem”, acredita o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Enquanto a graduação tradicional dura em média quatro anos, a formação tecnológica oferece reparação mais rápida – cerca de dois anos – e tem foco em áreas específicas do mercado de trabalho. “Faltam profissionais qualificados, e o tecnólogo, pela especificidade do curso, é altamente preparado”, afirma Eliezer.

Henrique Nunes, de 29 anos, formou-se em Gestão da Qualidade pela UnG. Segundo ele, a bagagem conquistada durante a graduação abriu novos caminhos na empresa em que atua. “Já trabalhava na área e escolhi o curso tecnológico por ser mais focado e de menor duração”, explica.

Com a procura crescente por cursos de tecnologias, é preciso ficar atento à qualidade de ensino da instituição escolhida. “O aluno deve conferir se a IES está cadastrada no MEC e se tem autonomia para a implantação do curso”, explica o secretário da Setec. Além disso, é recomendável que o aluno faça uma visita à instituição, especialmente ao local onde seu curso será ministrado, para conferir a infraestrutura, ou seja, bibliotecas, laboratórios, salas de aula, etc.

Para 2010 a UnG lançou dois novos cursos de graduação tecnológica: Web Desing e Secretariado.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar