Acesse:

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Programa Multa Solidária arrecada mais de 1.400 litros de leite

Ação faz parte de uma das atividades que compuseram o Dia do Ensino Responsável 2009 e que beneficiará inúmeras crianças de Guarulhos e Itaquá
Portal UnG (20/10/2009) – Na última sexta-feira (16), os estudantes que passavam pelos corredores da biblioteca da UnG foram surpreendidos com uma imensa árvore composta de caixas de leite e bichos de pelúcia com feições alegres e divertidas. Impossível não notar: foram mais de 1400 litros de leite, doados por alunos da Instituição que deviam multas referentes ao empréstimo de livros, revertidos na compra de alimentos para doações.

A ação faz parte de uma das atividades que compuseram o Dia do Ensino Responsável 2009, evento organizado pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), ocorrida no final do mês de setembro e que se estendeu até a última semana. “O projeto nasceu da vontade da equipe de funcionários da biblioteca em contribuir com a sociedade onde a UnG está inserida. Estamos muito felizes com o resultado e ano que vem nossa meta é bater esse recorde. Fazer o bem faz muito bem”, afirmou a coordenadora da biblioteca Fernando Gay da Fonseca, Marta Pião.

Proporcionar ao aluno reflexão sobre seu papel social e ainda contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes carentes da cidade e região é, sem dúvida, a missão primeira da iniciativa. “Queremos que nossos estudantes compreendam que nós não usamos o valor da multa para trazer benefícios a UnG, mas sim para atender a comunidade do nosso entorno”, explicou a vice-reitora de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário, profa. Maria Helena Krüger.

Inicialmente, a campanha aconteceria do dia 26 de setembro até 03 de outubro. A pedido dos alunos da UnG, as arrecadações foram prorrogadas até o dia 10, o que demonstra tamanho envolvimento dos estudantes com o projeto. “Não esperávamos uma quantia tão grande logo no primeiro ano da ação. Nossa proposta inicial foi cumprida e estamos aliviados por ter a certeza que iremos ajudar inúmeras famílias carentes”, afirmou Marta, satisfeita, também, em trazer o aluno devedor de volta ao convívio e uso da biblioteca.

De acordo com a coordenadora, a campanha visou contribuir, instigar e sensibilizar todos os envolvidos para a questão da responsabilidade social. "Trata-se de um marco inicial de atividades com este fim no setor, como forma de oportunizar o voluntariado organizado, para exercício de cidadania e solidariedade", apontou.

A iniciativa ocorreu de forma integrada nos cinco campi e arrecadou exatos 1.442 litros de leite longa vida. Desta expressiva marca, 500 litros foram entregues para o Banco de Alimentos de Guarulhos, 500 litros para o Banco de Alimentos de Itaquaquecetuba e 442 litros para a Creche Joana D’Arc, também em Guarulhos. O evento contou com a participação das primeiras-damas de ambas as cidades, além dos representantes das instituições beneficiadas.

O projeto integra um dos programas do UnG Cidadã e acontecerá periodicamente, anunciado através do portal da Instituição.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar