Acesse:

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Terceiro encontro do Ideário Político tem grande público

Evento contou com a participação de representantes do PSDB, PMN, PRP, PPS e PTdoB. Veja os próximos debates
Portal UnG (26/05/2010) – O terceiro encontro do Ideário Político Partidário Nacional, realizado no sábado (22) pela Universidade Guarulhos, voltou a reunir grande público, sobretudo estudantes do curso de Direito da Instituição.

Dos seis partidos políticos convidados, cinco estiveram representados: o PSDB, pelo deputado federal Walter Feldman; o PMN, pelo seu presidente estadual, Lucas Albano; o PRP, pela vereadora guarulhense Otávia Tenório; o PPS, pelo membro do Diretório Nacional do Partido, Eduardo Rocha; e o PTdoB, pelo vice-presidente estadual do partido e pré-candidato à Presidência da República, Mário Oliveira Filho. Apenas o PV não foi representado no evento.

O debate iniciou com o discurso do deputado federal Walter Feldman, que enfatizou a satisfação de estar pela segunda vez na UnG. Durante sua apresentação, Feldman citou a importância de debates políticos para a consolidação da democracia no País. Também indagou a falta de confiança dos jovens na política brasileira. “Vivemos uma situação traumática, pois 80% da população está descrente e não acredita que há bons políticos. Precisamos reverter esta situação, pois é a juventude quem será a responsável pelas grandes mudanças do futuro”.

A vereadora de Guarulhos, Otávia Tenório, falou sobre sua atuação no Legislativo da cidade. Segundo ela, seu trabalho é voltado para o social, visando os direitos das mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Na ocasião reivindicou a participação de mulheres na política e fez um apelo às presentes. “Todas vocês devem se interessar pela política. A Câmara Municipal de Guarulhos, assim como outras, está precisando de mulheres”, expôs.

Além de falar sobre a origem de seu partido, Eduardo Rocha ressaltou a importância da Ordem dos Advogados do Brasil, especialmente no período do Regime Militar, quando foi um dos mais importantes e principais instrumentos de luta pela democracia.

“No Brasil, dão muita importância apenas para os chamados “Partidos Grandes”. É preciso enfatizar que não há apenas dois candidatos para a Presidência da República”, disse Lucas Albano ao referir-se à influência da mídia.

A última apresentação antes das perguntas feitas pela plateia ficou por conta de Mário de Oliveira. O representante do PTdoB explicou porque decidiu lançar a pré-candidatura à Presidência da República. “Eu cumpri minha carreira profissional. Chegou determinado momento em que pensei: “meu problema eu resolvi, mas e o problema do Brasil?”

Para a diretora-adjunta do curso de Direito da UnG, profa. Luciana Aparecida Guimarães, a oportunidade é grande para que todos os políticos mostrem aos cidadãos o que vem sendo feito pelos partidos que representam. “Muitos demonstram conhecimento sobre a política e sua finalidade, além disso, a iniciativa tem despertado um espírito crítico no aluno e está repercutindo positivamente na comunidade acadêmica”, finaliza.

O próximo Ideário acontece no sábado (29), com a participação de representantes dos seguintes partidos: PP, PSTU, PCB, PRTB, PHS e PSDC.



Veja a opinião dos políticos sobre o encontro:

“Achei ótimo, pois apenas debates como esses podem aprofundar e melhorar a compreensão da política pela sociedade. Entretanto, sinto que falta cidadania política, aquela ação permanente que o povo deveria fazer na linha de seus interesses e das suas visões, independentemente do processo eleitoral.”

Walter Feldman - deputado federal do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) 


“Esses eventos devem acontecer constantemente para deixar a população esclarecida sobre o que é política, campanha e partido. É também uma boa oportunidade para a população escolher os seus candidatos. Infelizmente, muitos ainda acham que a política é muito ruim e suja, mas a política é bonita, é o ato de governar. Parabenizo a Universidade. Sou uma ex-aluna e defendo a UnG onde eu estiver.”

Otávia Tenório – vereadora do PRP (Partido Republicano Progressista)

“Foi altamente positiva. Merece ser saudada toda iniciativa que aponte para explicitação das ideias que estão no quadro político brasileiro. É justamente através do pluralismo de pensamentos, do debate democrático, da explicitação programática e da clarificação das proposições que nós vamos de fato passar a construir todo o processo necessário para as mudanças do País.”

Eduardo Rocha – membro do Diretório Nacional do PPS (Partido Popular Socialista)

“Foi uma ótima iniciativa. É extremamente importante que instituições de ensino coloquem temas políticos em debate. Mesmo que alguns representantes aproveitem para defender membros de seus partidos, encontros desse cunho são sempre positivos.”

Lucas Albano - presidente estadual do PMN (Partido da Mobilização Nacional)
 


“É uma iniciativa absolutamente meritória, pois é sempre importante poder discutir com os jovens e estudantes a questão política no Brasil. Trata-se de um tema palpitante, principalmente nessa época de eleições. Nesse debate tivemos a oportunidade de confrontar diferentes visões sobre o Brasil e sobre como conduzí-lo politicamente.

Mário Oliveira – pré-candidato à Presidência da República pelo PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil)


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar