Acesse:

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Presidente do TJ-SP faz palestra para estudantes de Direito

Apresentação faz parte da programação da Jornada Jurídica, que também trouxe o secretário-geral da OAB-Guarulhos
Portal UnG (19/08/2010) – Na última segunda-feira (16), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, abriu a Jornada Jurídica 2010 do curso de Direito da UnG.

Ele falou aos estudantes sobre a “Modernização da Magistratura Paulista – Informática”, salientando o processo de implantação e, especialmente, a utilização da tecnologia nos trabalhos prestados pelo Poder Judiciário.

Viana Santos contou aos acadêmicos sua experiência ao visitar os destroços do desastre climático que destruiu o fórum de São Luiz de Paraitinga. “Parecia que a cidade tinha passado por uma guerra. Havia objetos eletrônicos deteriorados por toda a parte.” Segundo o desembargador, agora, a realidade na comarca é bem diferente da que viu. “O fórum está totalmente informatizado. Os processos recuperados e digitalizados integram o novo judiciário virtual do Estado.”

O palestrante contou, ainda, sobre sua trajetória e do primeiro contato que teve com o computador, ainda na época em que só os bancos faziam uso do equipamento. Lembrou também da primeira sentença ‘computadorizada’ de autoria do hoje desembargador Pedro Luiz Ricardo Gagliardi. “Anularam”, disse Viana Santos.

Hoje, o presidente reconhece como irreversível a utilização da informática no Poder Judiciário. “Nunca a máquina vai dar a sentença. Logicamente que colabora na obtenção de doutrina e jurisprudência, mas sempre serão o intelecto e a convicção do magistrado que irão para a decisão.” Viana Santos também reconhece que São Paulo está aquém do ideal em relação à informatização. “Minha meta é deixar o Judiciário mais equipado” disse, enfatizando que as resistências, sejam de advogados ou dos que desconhecem os benefícios da informática, serão aos poucos derrubadas.

O magistrado concluiu sua apresentação com falas de incentivo aos acadêmicos, que, na visão dele, devem se familiarizar o quanto antes com os recursos da informática.

O diretor do curso de Direito da UnG, o desembargador Paulo Dias de Moura Ribeiro, enalteceu a presença do presidente do TJ-SP no momento em que a Universidade completa 40 anos.

Na quarta-feira, dia 18, foi a vez do secretário-geral da OAB-Guarulhos, o advogado Antonio Carlos Maeta, falar aos estudantes. O tema da apresentação foi “Advocacia e o Estado Democrático de Direito”.

A Semana Jurídica 2010 da UnG segue até o dia 27 de agosto. Veja aqui a programação.

Foto capa: Assessoria de Imprensa TJSP - AC
Compartilhe:

Voltar