Acesse:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mestrado em Análise Geoambiental da UnG promoveu debate sobre Rodoanel

O evento contou com a presença de especialistas na área de Arquitetura e Urbanismo e geólogo
Portal UnG (1/12/2010) – No dia 30 de novembro, o Mestrado em Análise Geoambiental da Universidade Guarulhos organizou uma mesa redonda para debater os impactos ambientais do traçado do Trecho Norte do Rodoanel, sobretudo na região de Guarulhos.

O professor Antonio Manuel de Oliveira, organizador do evento, destacou a importância do debate para a Universidade. “Este acontecimento demonstra o papel social da UnG de trazer para a comunidade os resultados dos estudos feitos sobre os impactos ambientais em obras desta magnitude.”, ressaltou.

Os estudos realizados tiveram como objetivo analisar os impactos dos 44 quilômetros que devem passar, caso a licença seja aprovada, entre a Serra da Cantareira e a mancha urbana da região, o que, segundo a previsão, irá gerar desmatamentos e desapropriações de aproximadamente 2.800 imóveis residenciais, industriais e rurais em Guarulhos, São Paulo e Arujá.

De acordo com o professor Antonio Manuel, a escolha por uma obra a céu aberto em meio a uma área de natureza de grande abundância poderia causar graves impactos ambientais na região, podendo prejudicar vegetações e até moradias.

Para ele, a alternativa mais viável seria a construção de um túnel que seria menos impactante e mais barato, pois a manutenção para evitar problemas de deslizamentos ficaria mais em conta.

Por conta disso, Oliveira defende a aprovação da Área de Proteção Ambiental Cabuçu – Tanque Grande, que poderá negociar um melhor traçado pelo local das obras.

O evento, que foi aberto ao público, teve a participação do especialista em Arquitetura e Urbanismo Renato Tagnin e o também geólogo Delmar Mattes.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar