Acesse:

terça-feira, 20 de março de 2012

Fatos e Fotos: Ex-engraxate, presidente do Crefito-SP palestra na UnG

Prof. dr. Gil Lúcio falou a respeito de sua trajetória profissional a alunos do Projeto Engraxate Cidadão
Portal UnG (20/03/2012) – No último sábado (17), o prof. dr. Gil Lúcio Almeida ministrou palestra para alunos que integram o Projeto Social Engraxate Cidadão, iniciativa desenvolvida pela Universidade Guarulhos (UnG) com o objetivo de inserir profissionalmente pessoas de baixa renda.

O atual presidente do Conselho Regional de Fisioterapia de São Paulo narrou sua trajetória profissional, que iniciou com uma caixa de engraxate quando ainda menino em Minas Gerais. Após graduar-se em Fisioterapia, Gil Lúcio partiu direto para o mestrado e, posteriormente, para o doutorado e pós-doutorado em universidades americanas. Essa história de sucesso e superação é contada pelo fisioterapeuta na obra “O Engraxate que virou Phd”. “É preciso dar o máximo de si independentemente da profissão que exerça. Somente assim será possível se destacar. Ter sonhos e não poupar esforços para realizá-los também é combustível para vida”, disse.

Lúcio elogiou o projeto social da UnG e disse que trata-se de uma ação de cidadania bastante importante, sobretudo pela oportunidade de mudança de vida que oferece. “Todos os envolvidos estão de parabéns. Tenho a certeza de que esses meninos e meninas jamais se esquecerão desta oportunidade”.

Gil Lúcio recebeu um certificado de agradecimento, pela colaboração ao Projeto, das mãos da profa. Roseli Morais, diretora do curso de Fisioterapia da UnG. Também estiveram no evento, a chanceler da Universidade, prof. Antonio Veronezi, a vice-reitora de Extensão, profa. Maria Inês Santos, e a coordenadora do Projeto Engraxate Cidadão, profa. Lislei Freitas.

A palestra finalizou a preparação teórica dos alunos que compõem a iniciativa. No próximo sábado, dia 24, eles receberão certificado em evento realizado no Auditório da UnG no Clube Recreativo.

Acesse a galeria de fotos e veja os principais momentos do evento.


Social

O Projeto Engraxate Cidadão visa dar oportunidades de geração de renda, atuação e ascensão profissional a pessoas que estão fora do mercado de trabalho e em situação de vulnerabilidade social.

Criada pela Universidade Guarulhos, a iniciativa é dividida em duas etapas: a primeira, que acontece desde janeiro, consiste em aprimoramento técnico dos alunos inscritos, ou seja, oferta de curso de engraxataria prática, ética, cidadania, marketing pessoal, administração de finanças, ergonomia, entre outros temas. A partir de abril, esses estudantes passarão a atuar como engraxates em pontos onde as cadeiras serão instaladas: shoppings, aeroportos, fóruns, hotéis, etc. Boa parte do dinheiro arrecadado com o ofício será destinada à renda familiar desses trabalhadores, ao passo que uma fatia será reinvestida no projeto para que ele possa ser ampliado. Além da renda, a Universidade dá direito a bolsa de estudos em curso de graduação e acesso a serviços de saúde oferecidos pela Instituição.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar