Acesse:

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Feira Inova encerra a sua 6.ª edição

Evento exibiu produtos inéditos desenvolvidos por estudantes. Veja aqui os grupos premiados
Portal UnG (18/05/2012) – Estudantes motivados, ideias e criatividade a todo vapor e muitos visitantes satisfeitos com o resultado dos trabalhos apresentados durante a 6.ª edição da Feira Inova, realizada nos dias 15 e 16 de maio, no Espaço Internacional de Eventos. A iniciativa teve como objetivo estimular o empreendedorismo e a criatividade dos estudantes de Administração. Na ocasião, foram apresentados 32 trabalhos de diferentes temáticas.

A Feira exibiu produtos inéditos desenvolvidos por estudantes, que precisaram, além de pensar na invenção, estudar sua viabilidade no mercado. Suporte para guarda-chuva que dispensa o uso das mãos, bicicleta ergométrica para deficientes físicos, travesseiro despertador e capa de chuva para carro foram algumas das invenções. “Pensamos em desenvolver um trabalho que pudesse ser utilizado por qualquer pessoa nos dias de chuva. Nosso suporte de guarda-chuva é produzido com material forrado pra não machucar as costas. Com o colete, a pessoa pode andar normalmente nas ruas, com as mãos desocupadas”, disse Patrícia Araújo, estudante do 4.º semestre do curso e uma das produtoras do Free Hands.

Nilton Aparecido Pereira, também estudante do 4.º semestre de Administração, desenvolveu seu produto a partir de um problema comum entre seus colegas de grupo. “Todos os nossos amigos já tiveram seus carros danificados por conta de fortes chuvas com granizo. Nosso protetor para carro irá impedir esse problema, uma vez que o suporte é leve e pode ser facilmente colocado no teto do veículo assim que começar a chover”, explicou.

Lislei Freitas, coordenadora da Feira Inova, disse que o resultado foi compensador, pois a preparação exige pesquisa, planejamento e estratégias de exposição e venda, processos fundamentais no mercado de trabalho. “Foram três meses de muito empenho, dedicação e carinho pelo trabalho. A cada ano os alunos se mostram mais criativos e interessados, qualidades indispensáveis para se destacar no mercado empreendedor”, afirma.

Durante os dois dias de exposição, os produtos foram avaliados por uma comissão composta por profissionais de diferentes áreas e representantes da Agende (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos). Vários prêmios foram distribuídos a fim de contemplar todos os integrantes dos grupos. O Coordenador Acadêmico e do Núcleo do Parque Tecnológico, Devanildo Damião, juntamente com os representantes Marcos Rabello e Adriana Oliveira, premiaram a equipe Stimulus, que desenvolveu a cadeira ergométrica para fins terapêuticos, com um ano de pré-incubação. O prêmio possibilitará que os estudantes desenvolvam o projeto e trabalhem para comercializá-lo futuramente. “Mapeamos todos os trabalhos e tentamos identificar qual deles têm condições de atender ao mercado, viabilidade para ser desenvolvido e capacidade para gerar renda”, explicou Devanildo.

A equipe do Conect Music foi premiada pelo SEBRAE com um curso de empreendedorismo; os integrantes do grupo Pratic Step receberam da UnG isenção de um mês na mensalidade do curso de graduação; e a Thermo Cup ganhou da Bastur uma viagem a Maceió para seis pessoas. Alguns convidados também foram contemplados com tanquinho da Colormaq, purificador de água da Colomarq, cursos de inglês na Free Up Idioma e refeições no restaurante Spoleto.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar