Acesse:

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pós-Graduação recebe pesquisador da Universidade de Moscou

Visita de Andrey Lavrov é o primeiro passo para possíveis parcerias com a instituição russa

Jovem cientista, recém-formado no doutorado em Odontologia e professor convidado da Moscou State Medical University. Esse é Andrey Lavrov, 32 anos, que desembarcou no Brasil pela primeira vez na última segunda-feira (22) e ficará na UnG até o final da próxima semana. A visita do profissional à Instituição, considerado o primeiro passo para possíveis parcerias com a universidade russa, tem um viés técnico: o pesquisador irá coletar os primeiros dados e informações para um estudo científico desenvolvido em conjunto entre a equipe de profissionais de Dentística do Mestrado em Odontologia da UnG e Andrey.

O contato inicial entre o russo e os docentes da Instituição aconteceu em maio deste ano. “Estava fazendo um curso na Alemanha e Andrey participava do mesmo evento. Começamos a conversar e propus uma visita à Universidade”, disse o prof. José Augusto Rodrigues, docente da Pós-Graduação em Odontologia da UnG. O russo, que já conheceu os laboratórios do curso e fará uma palestra para os estudantes de iniciação científica na próxima segunda-feira (29), salientou a importância da troca de experiências para o desenvolvimento da ciência. “É ótimo analisar o trabalho que os dentistas brasileiros realizam. Os laboratórios da Universidade são eficientes e contemplam as necessidades dos estudantes. A globalização nos possibilita esse encontro e com ele crescemos e levamos conhecimento para o mundo”, disse.

Andrey possui uma clínica odontológica na Rússia e também desenvolve palestras e cursos para diversas instituições de ensino no mundo. Encantado com a educação e receptividade dos brasileiros, ele afirma que deseja concretizar parcerias e voltar à Universidade sempre que possível. “Os estudantes da UnG são envolvidos e dedicados. Achei os professores jovens, bem informados e super engajados com a ciência. Essa diversidade cultural do Brasil faz dele um país abençoado. Eu farei o possível para que essa parceria se concretize”, enfatizou.

Após esse encontro, os docentes da Universidade se planejarão para visitar a instituição russa e também seguirão com os próximos passos para o andamento da pesquisa. “Estamos no processo experimental do trabalho. Logo, partiremos para a coleta dos dados e, em seguida, para a elaboração da redação. Não há dúvidas de que a comunicação digital contribuirá muito, mas esse contato físico é primordial”, disse o prof. José Augusto.

Compartilhe:

Voltar