Acesse:

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Estudantes de Engenharia Ambiental visitam usina da Biogás

Atividade apresentou o processo de captação de metano em um aterro sanitário 

Estudantes do 7.º e 9.º semestres do curso de Engenharia Ambiental da UnG realizaram visita técnica à usina da Biogás Energia Ambiental,  às margens da rodovia dos Bandeirantes.

Localizada dentro do Aterro Bandeirantes, que entre 1976 e 2007 recebeu mais de 40 milhões de toneladas de lixo, a usina tem como principal papel retirar o biogás do aterro (constituído de aproximadamente 50% metano), gerado pela decomposição dos resíduos. “Esse metano é levado para a Usina Termelétrica Bandeirantes para a produção de energia e geração de créditos de carbono”, explica o professor Carlos Eduardo Sato, que acompanhou os estudantes.

Como esse gás seria liberado na atmosfera caso a usina não existisse, poluindo o ar e contribuindo para o fenômeno do aquecimento global, a usina e a Prefeitura de São Paulo recebem dinheiro por evitar essas emissões.

Segundo o docente da UnG, a Biogás realiza a captação e o direcionamento do biogás utilizando um sistema de moto-geradores durante 24h/dia em 365 dias/ano. Para isso, foram instalados 43 quilômetros de tubos de PEAD conectados a 250 drenos verticais, além dos equipamentos necessários para a sucção, secagem e queima do gás excedente. “Atualmente, o Aterro Bandeirantes é o projeto com a maior utilização de biogás para a produção de energia elétrica no mundo”, aponta Sato.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer as estruturas da usina e acompanhar a rotina dos profissionais. 



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar