Acesse:

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Curso de Comunicação Social coloca escolas públicas na ‘telinha’

Nova versão do programa Espaço e Comunidade destaca a história e os projetos das escolas, além de ajudar os alunos na escolha profissional
Desde que foi criado no início deste ano, o programa televisivo Espaço e Comunidade, produzido por alunos do curso de Comunicação Social da UnG, sempre deu voz e espaço à sociedade. Em sua pauta, já estiveram histórias, reportagens sobre projetos sociais e educacionais, entrevistas com especialistas, a opinião do reitor da Universidade, professor dr. Valmor Bolan, entre outros temas.

O programa, no entanto, ganhou uma versão especial. Há cerca de um mês, produtores e coordenadores trabalham para dar uma nova roupagem a esse especial. Em pauta, continuarão histórias, entrevistas com especialistas, reportagens sobre projetos e a opinião do reitor. O foco, porém, já não é a sociedade como um todo, mas as escolas públicas de Guarulhos. “Vamos produzir uma série de programas institucionais com escolas de ensino médio da cidade. Queremos mostrar a política de ensino adotada e as ações sociais desenvolvidas por elas, esclarecer dúvidas dos alunos em relação à rotina universitária e dar a oportunidade para eles conhecerem a produção do programa”, explicou a diretora do curso de Comunicação, professora. dra. Ana Maria Melo.

De acordo com ela, a grande justificativa para essa ação é a importância que as escolas possuem junto à comunidade. Além de formar suas crianças e jovens, proporcionam atividades de orientação, formação, cultura e recreação.
Na tarde desta terça-feira (24), estudantes, professores e a diretora da Escola Estadual Profa. Maria Aparecida Rodrigues, do bairro Alvorada, participaram da gravação no estúdio da UnG do quadro Bate-Bola, que coloca em debate assuntos de interesse dos alunos.

Para a diretora da escola, professora Maria Augusta Belucci, que é a primeira a se beneficiar da iniciativa, trata-se de uma ação que ajudará bastante os estudantes. “É difícil o ingresso do aluno da escola estadual no ensino superior. Eles acham que não são capazes de prestar um vestibular, pois a auto-estima deles é extremamente baixa”, relatou. “Mas o que nós queremos é mudar esse quadro, agora com a ajuda da UnG.”

Maria Augusta relembra de como os alunos se sentiram importantes na ocasião em que repórteres e cinegrafistas do programa estiveram na escola realizando reportagens sobre as ações desenvolvidas por eles. “Todos ficaram maravilhados, porque um trabalho que eles achavam que não era nada foi muito valorizado.”

A aluna Karina Silvia Mateus, que está no 1.º ano do ensino médio e participou do debate realizado no estúdio, também aprovou o projeto. “Achei muito legal. É uma ótima oportunidade de a Universidade nos conhecer e nós conhecermos a universidade”, disse a aluna, que pretender cursar Matemática quando concluir o ensino médio.

Mas a idéia do curso de Comunicação Social de levar benefícios a esses estudantes não pára por aí. Juntamente à nova versão do Espaço e Comunidade, foram abertas as inscrições para três oficinas gratuitas: Fotografia, TV e Rádio. Qualquer aluno que esteja devidamente matriculado no ensino médio pode se inscrever gratuitamente através do e-mail tv@ung.br. As atividades têm duração de quatro horas e os participantes recebem certificado.
As escolas que quiserem fazer parte do projeto e receber a equipe do Espaço e Comunidade podem ligar no (11) 6464-1796.

Conheça as oficinas

Fotografia
Produção, revelação e ampliação de fotos em preto-e-branco
Produção de fotografia digital

TV
Estúdio – gravação de comerciais de TV
Externa – repórter por um dia

Rádio
Estúdio – noticiário
Estúdio – produção de comerciais para rádio


Os quadros do programa

EDUCANDO
Gravado em estúdio, o quadro entrevista o diretor(a) ou coordenador(a) da escola para falar sobre a história da instituição e o projeto pedagógico atual.

ESCOLA NA COMUNIDADE
Gravado na escola, este quadro mostra a relação da instituição com a comunidade local no desenvolvimento de projetos, atividades, eventos e parcerias.

BATE-BOLA
É gravado em estúdio um debate sobre temas de interesse dos alunos. A escola escolhe os professores, os alunos e os temas a serem discutidos no programa.

QUANDO EU CRESCER...
Gravação na escola, em formato enquête, com dúvidas dos alunos sobre os cursos e o mercado de trabalho. As respostas serão dadas pelos professores, mestres e doutores da UnG nas diversas áreas questionadas.

PALAVRA DO REITOR
O reitor da UnG, prof. dr. Valmor Bolan, passa uma mensagem às escolas sobre determinado tema de interesse dos alunos.

ENCERRAMENTO – MAKING OFF
Encerramento do programa, seguido de making off acompanhado dos créditos.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar