Acesse:

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Reitor fala sobre “Inclusão Social” na abertura da I Jornada UnG de Educação

“Inclusão social” foi o tema central da palestra ministrada pelo reitor da UnG, prof. dr. Valmor Bolan
“Inclusão social” foi o tema central da palestra ministrada pelo reitor da UnG, prof. dr. Valmor Bolan, na abertura da I Jornada UnG de Educação, promovida pelo curso de Pedagogia, no Campus Dutra – Guarulhos. O evento, que se iniciou nesta terça-feira, se estende até amanhã, 26.

O professor Antonio Veronezi, chanceler da UnG, participou da abertura oficial da Jornada e deixou uma mensagem de otimismo aos futuros pedagogos presentes no evento: “Tenho orgulho da minha formação de professor de Química, mesmo sabendo que hoje os cursos de licenciatura sofrem uma desvalorização, sendo colocados equivocadamente como cursos de segunda linha. Agora, cabe a cada um de vocês mudar esse pensamento. Busquem seus ideais, seus sonhos, pois a missão de educar é muito importante. Mais importante que ser médico, engenheiro ou arquiteto, pois o médico quando comete um erro no exercício da sua profissão tira uma vida, já o educador que não tem comprometimento com sua profissão destrói toda uma geração. A UnG continuará trabalhando e colocando à disposição de vocês (futuros pedagogos) todas as ferramentas que necessitem para sua formação e realização profissionais, mas é preciso saber usar bem essas ferramentas. Sigam sua missão de educar bem e promover a inclusão social".

A professora Rosana Tosi, que assumiu a diretoria do curso de Pedagogia no início deste semestre, aproveitou a ocasião para agradecer a todos os alunos, professores e à reitoria a oportunidade, o apoio e o acolhimento que teve ao assumir o cargo. “Dirigir a Pedagogia é um desafio e tenho enorme satisfação e alegria em fazê-lo, pois educar é minha missão e formar excelentes novos pedagogos é o meu compromisso."

Inclusão Social
Para responder como se faz a inclusão social de uma pessoa na sociedade, o professor Bolan deu uma verdadeira aula. Segundo ele, é somente através do acesso à educação permanente que isso pode ocorrer. “É com a inclusão educacional que o cidadão vai ter acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Somente com tecnologias que massifiquem o uso de ferramentas comunicacionais e de metodologias interativas de ensino superaremos barreiras de tempo e de espaço impostas pelo ensino tradicional. Políticas de ensino médio e superior devem estar necessariamente articuladas, estruturadas à tríade “aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a ser”, ou seja, valorizar a formação de competências profissionais coerentes com o mundo do trabalho sem, no entanto, prescindir de uma formação transcendente da instrumentalidade”.

“O valor da educação é permanente. O mundo pode mudar, mas a educação perdurará como o caminho pelo qual manteremos a vida em sua dignidade, otimizada em suas plenas potencialidades”, conclui o reitor.
Hoje, o palestrante da noite é o professor Paulo Rolim Rosa, que falará sobre os “Novos Rumos da Pedagogia”.

Amanhã, último dia da Jornada, os alunos da Pedagogia participarão de 14 oficinas práticas e apresentações culturais de dança folclórica, capoeira, jazz e dança de salão.
Compartilhe:

Voltar