Acesse:

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Artigo do Doutorado em Odontologia da UnG tem recomendação internacional

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Guarulhos (UnG) mais uma vez é destaque internacional. O artigo “Newly Identified Pathogens Associated with Periodontitis: A Systematic Review”, publicado no mês de maio no Journal of Dental Research, foi recomendado pelo prestigiado site Faculty of 1000, com indicação do professor Robert Palmer, membro do National Institutes of Health (NIH) e importante pesquisador da área de microbiologia oral. A produção já havia sido destacada em editorial do Journal.

O F1000 é um diretório de artigos em Biologia e Medicina recomendados por um grupo de cinco mil cientistas e pesquisadores de todo o mundo.  Basicamente, a página lista artigos que “devem ser lidos”, pois apresentam destacada relevância para diversas áreas da biologia e medicina.

O estudo foi orientado pela profa. dra. Magda Feres e faz parte do projeto de pós-doutorado da aluna Juliana Perez-Chaparro e da tese de Doutorado da pesquisadora Cristiane Gonçalves.  O artigo traz resultados de uma revisão sistemática sobre o papel de novas bactérias orais no aparecimento e progressão da periodontite. “Atualmente, existem aproximadamente 10 espécies de bactérias orais que são associadas com a etiologia da periodontites, que são infecções que acometem os tecidos de suporte dos dentes e muitas vezes levam à perda dentaria. Esse artigo sugere que pelo menos outras 17 espécies podem ser apontadas como patógenos periodontais”, esclarece a Feres.

Segundo a pesquisadora, um ponto interessante é que muitas dessas novas espécies nunca foram cultivadas e por isso não são identificadas pelos métodos tradicionais de diagnóstico microbiológico. “Esses dados podem guiar novos estudos sobre o real papel desses possíveis patógenos na etiologia das periodontites, contribuindo para o diagnóstico mais preciso dessas infeções e consequentemente, para o desenvolvimento de terapias preventivas e terapêuticas mais eficazes".

O artigo completo está disponível no link: http://jdr.sagepub.com/content/93/9/846.full.pdf+html

Assessoria de Comunicação – UnG

Adriano Magrinelli – amagrinelli@ung.br – (11) 9.7532-3078
Camila Garcia – camsilva@ung.br – (11) 9.9695-1503
Jéssica Lima – jmlima@ung.br – (11) 9.9104-7067
--------------------------------------------------
Tels.: (11) 2464-1652 / 2464-1764/ 2464-1775

Redes sociais UnG

Facebook: @universidadeguarulhos
Twitter: @UnG_Oficial
YouTube: UniversidadeUnG

 

 

Compartilhe:

Voltar