Acesse:

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Professora da UnG lança livro sobre a comunidade brasileira na África

Publicação aborda o brasileiro que vivia na costa africana do século XIX

No dia 6 de setembro, a historiadora e professora do curso de Turismo da UnG, Angela Fileno, lançou no Museu Afro Brasil, localizado na capital paulista, o primeiro livro de sua carreira como pesquisadora:“Amanhã é Dia Santo”, da Editora Alameda.
 
A publicação aborda a história das ligações do Brasil com algumas regiões da África, e destas com terras brasileiras. A obra é resultado de interpretações de pesquisadores que buscaram entender, por meio detrabalho de campo, como os brasileiros situados na África formaram laços capazes de compor um senso de comunidade com a identidade social brasileira. O livro fala sobre o Golfo do Benin - como a parte da costa ocidental da África era conhecida nos séculos XVIII e XIX -  e sublinha a maneira que o brasileiro vivia esta época na região, bem como quais costumes seguiam e as celebrações que participavam. A professora destaca, entre outros pontos, a festa em homenagem ao Nosso Senhor do Bonfim, cuja celebração, segundo levantamentos da autora, compõe os processos que levaram à construção da identidade brasileira na África, unindo as duas comunidades.
 
“O livro é rico em informações e evidencia diversas trocas culturais entre os países, além de representar um marco em minha carreira como historiadora e pesquisadora”, afirmou Angela.
Compartilhe:

Voltar