Acesse:

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Estudante da UnG participa do filme “Na Quebrada”

Emerson Martins é estudante do curso de Psicologia e faz parte do elenco do filme que estreia nesta quinta-feira em todo o Brasil 

Emerson Martins Ferreira, estudante do 6.º semestre do curso de Psicologia da Universidade Guarulhos (UnG), faz parte do elenco do filme “Na Quebrada”, dirigido por Fernando Grostein Andrade e produzido pelo apresentador Luciano Huck, que estreia nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira, 16/10.

Baseado em fatos reais, o filme revela a luta de jovens que cresceram entre armas, sangue e violência, mas conseguiram mudar suas vidas. A história de Emerson, semelhante ao enredo do filme, é uma prova de que, com dedicação e força de vontade, é possível realizar os sonhos e abandonar o passado.

Em 2008, Emerson cometeu infração criminal e ficou preso em regime fechado por mais de cinco anos. Neste período, o jovem começou a participar de diversas atividades dentro do presídio, até que, em 2011 surgiu a oportunidade de ingressar em um grupo de teatro composta por detentos de diversas idades. Por meio deste trabalho, Emerson começou a se apresentar em diversos locais, dentre eles, na UnG, durante atividades acadêmicas e eventos realizados pela Instituição. “Foi por meio deste trabalho que Fernando Grostein, irmão de Luciano Huck conheceu nosso trabalho e solicitou os contatos dos participantes. Como eu era um dos articuladores das produções, junto com o diretor da unidade penitenciária, a comunicação comigo aconteceu de forma rápida”, explica Emerson.

Assim como seu personagem no filme, Emerson viveu por alguns anos no mundo das drogas e do tráfico. “Vivi essa realidade durante muito tempo, sofri, fiquei preso e hoje superei. Consegui sobressair apesar da prisão e não pela prisão”, conta. Emerson lembra com carinho dos atendimentos psicológicos recebidos do Proal (Programa de Atendimento aos alunos), realizados na UnG. “Participei de diversas sessões, que foram muito úteis para minha reabilitação. Muitas das orientações recebidas pelos professores, como as do mestre Augusto José do Prado Fiedler, professora do curso, levarei por toda a minha vida”, diz.

Atualmente, além de fazer a graduação em Psicologia na UnG e atuar como ator, Emerson também trabalha no Grupo Cultural Afroreggae ajudando na recolocação de ex-detentos no mercado de trabalho. É também coordenador do Grupo de Diálogos Universidade-Cárcere-Comunidade da USP, integrante colaborativo de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP, e já participou de diversas palestras sobre o sistema prisional, como no I Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais Penitenciários, que aconteceu no Ministério da Justiça em Brasília, em 2013.

Compartilhe:

Voltar