Acesse:

Livro de docente da UnG ganha Prêmio Jabuti

‘Expedição Brasil Gastronômico”, conta com a colaboração de Dolores Freixa

O livro “Expedição Brasil Gastronômico”, lançado em 2013 pela editora Melhoramentos, em parceria com a editora Boccato, que conta com a colaboração de Dolores Freixa, docente da Universidade Guarulhos (UnG), ganhou o prêmio Jabuti 2014.

A obra, que é uma realização do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, evento gastronômico que acontece anualmente na cidade de Minas Gerais, foi desenvolvida por meio de uma expedição que percorreu os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas, cidades escolhidas por receberem o Mundial de 2014. A ideia foi entender e registrar a diversidade dos ingredientes naturais de cada região, além de conhecer os responsáveis por sua produção. É a primeira vez que uma obra mineira vence este segmento.

A equipe viajou por mais de 18 mil quilômetros no ano de 2012 para identificar biomas brasileiros e seus ingredientes e realizaram intenso trabalho de pesquisa. “Este é o primeiro livro brasileiro com um trabalho tão focado nos biomas na área da gastronomia, que mostra como as pessoas das regiões em questão sobrevivem do próprio trabalho, além de realçarmos como é rico, em todos os sentidos, o patrimônio brasileiro", afirmou Dolores Freixa, que leciona nos cursos de Gastronomia e Turismo da UnG.

Além do Prêmio Jabuti 2014, “Expedição Brasil Gastronômico”, também foi eleito o segundo melhor livro de gastronomia no mundo, na categoria Culinary Travel, pelo Gourmand World Cookbooks Awards, considerado o “oscar” da literatura gastronômica.

E o projeto não para por aqui. Pioneiro no País, os autores pretendem visitar seis estados por ano e apresentar, entre outros temas, a gastronomia sob um novo olhar, como a questão da cadeia produtiva e os fatores que afetam produto, produtores e mercado consumidor. O objetivo é explorar todos os estados brasileiros e o Distrito Federal até 2016.

Além de Dolores Freixa, escrevem para o livro Guta Chaves e Rodrigo Ferraz.

Veja o que saiu na mídia sobre a premiação da obra:

G1

Estadão

Folha de São Paulo

CBN

O Tempo

Sou BH

Compartilhe:

Voltar