Acesse:

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Medicina Veterinária realiza exame de necropsia em tigre

Procedimento médico aconteceu no Hospital Veterinário, na Unidade Guarulhos-Dutra

Alunos do 9.º e 5.º semestres do curso de Medicina Veterinária, além de estagiários do Hospital Veterinário (Hovet) e estudantes de pós-graduação em cursos relacionados, acompanharam o exame de necropsia em um tigre, que aconteceu na Unidade Guarulhos-Dutra da Instituição.

Este procedimento médico consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e modo da morte do animal. O exame aconteceu na Sala de Necropsia do Setor de Grandes Animais da Hovet e teve duração de duas horas.  “O animal estava sob os cuidados de uma associação registrada e regulamentada de acordo com a legislação vigente no País, que atua na preservação, conservação e recuperação de fauna silvestre, exótica, nativa, doméstica e domesticada . Ele recebia cuidados veterinários, porém vinha de um estado de emagrecimento progressivo, atrofia muscular, vindo a óbito. O animal foi então encaminhado para o Serviço de Anatomia Patológica do Hovet para que se pudessem realizar os exames com objetivos de estudos e pesquisas acadêmicas e, especialmente, para se obter o resultado de exame necroscópico, exigido pelo Ibama para todos os animais silvestres que morrem em cativeiros”, explica a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UnG, profa. Angélica do Rocio Carvalho Silva.

Segundo professores e técnicos do Hospital, o animal havia apresentado febre e convulsões e chegou a pesar 130 quilos. “Um tigre deste porte pode pesar de 200 a 280 quilos”, explica o prof. Fábio Futema. No laudo do exame constou-se que o animal apresentava pancreatite necrótica focal e edema pulmonar, processos que podem explicar a morte do tigre.

Atividades práticas como essa são recorrentes no Hospital Veterinário. “A Clínica Escola de Medicina Veterinária da UnG é um importante campo de estágio para o estudante, que tem a oportunidade de desempenhar na prática aquilo que aprende em sala de aula”, explica Angélica. Leão, macaco-prego, onça, saguis e suçuarana, advindos de zoológicos e reservas regulamentadas, são alguns exemplos de animais que já realizaram procedimentos médicos no Hovet. 

Compartilhe:

Voltar