Acesse:

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Aluno de mestrado da UnG participa do Congresso Brasileiro de Meteorologia

Marco Antonio Lacava apresentou resultados da análise do comportamento hídrico da Bacia do Rio Cabuçu de Cima. Estudante foi o único de uma universidade privada a ter o trabalho escolhido
Entre os mais de mil trabalhos apresentados no XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET), realizado de 27 a 1.º de dezembro, um único representou as universidades privadas do País e o Programa de Mestrado em Análise Geoambiental da UnG. De autoria do mestrando- Marco Antonio Lacava, a pesquisa apresenta os resultados da análise do comportamento hídrico da Bacia do Rio Cabuçu de Cima.

Essa bacia possui um reservatório que é utilizado para o abastecimento de água urbana no município de Guarulhos. O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) da cidade mantém medições de vazão e cota do nível do reservatório. Os dados levantados são utilizados em conjunto com as estimativas de chuva acumulada do Radar Meteorológico de São Paulo para estimar as características de infiltração da bacia por meio da equação da conservação da água.

Essa pesquisa foi exposta no dia 30 de novembro, na sessão que teve como tema a Hidrometeorologia. O conteúdo foi aprovado pelo Comitê de Avaliação dos Trabalhos.

O CBMET, realizado este ano na cidade de Florianópolis (SC), foi organizado pela Sociedade Brasileira de Meteorologia com o apoio de diversas entidades públicas e privadas. Entre os objetivos dos organizadores estava o de transformar os achados dos pesquisadores em respostas práticas, adequadas à solução de problemas concretos. Por esse motivo definiu como tema do Congresso “A Meteorologia a Serviço da Sociedade”. Além da apresentação de pesquisas na forma oral e de painéis, foram realizadas mesas-redondas, conferências e minicursos.
Compartilhe:

Voltar