Acesse:

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ranking da Folha destaca Pesquisa e Internacionalização da UNG

A Universidade é a quinta melhor IES particular do Estado no quesito pesquisa

A Universidade Guarulhos (UNG) teve suas áreas de Internacionalização e Pesquisa destacadas pelo Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta semana pelo jornal Folha de S. Paulo. A Instituição subiu uma posição no quesito Pesquisa e agora é a quinta melhor do Estado de SP (entre as IES eminentemente particulares). Outro destaque é a Internacionalização: nessa área, a UNG ocupa a terceira posição no Estado. 

A avaliação do RUF para a classificação do eixo Pesquisa considera, entre outros critérios, os números de trabalhos científicos publicados e de citações de um artigo em outros conteúdos, além da proporção de publicações por docente. Para Internacionalização, o Ranking analisa o número de citações de trabalhos por grupos internacionais e a proporção de publicações da Universidade em coautoria internacional. 

A boa atuação dos programas de mestrado e doutorado da UNG, com o desenvolvimento de estudos nacionais e internacionais, assim como a implementação de um setor de Relações Internacionais foram fundamentais para a Instituição alcançar essa posição. Há um ano, por exemplo, o Programa de Odontologia teve artigo de um grupo de pesquisadores recomendado pelo prestigiado site Faculty of 1000, com indicação do professor Robert Palmer, membro do National Institutes of Health (NIH) e importante pesquisador da área de microbiologia oral. Outro benquisto resultado foi a aprovação pela Capes, com nota 4, do Doutorado em Enfermagem, o primeiro do País em IES particular. “Nosso incentivo à pesquisa inicia-se ainda na graduação, com o Pibic, e segue para a pós-graduação. Esse resultado é fruto desse compromisso da UNG com a descoberta científica”, enfatiza a profa. Luciane Lúcio Pereira, reitora da Universidade. 

O Ranking Universitário Folha avaliou 192 universidades do País, entre públicas e particulares. Cinco aspectos foram considerados: pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização. Na avaliação dos cursos, que congrega também as faculdades, são considerados indicadores objetivos e opinião de especialistas. Os aspectos são: a avaliação do mercado, a qualidade do ensino, doutorado e mestrado, Enade (conceito), professores com dedicação integral e parcial e avaliadores do Ministério da Educação (MEC). 

 

Na última semana, a Universidade teve a qualidade de seu ensino reconhecida pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Na publicação, que estará nas bancas em outubro, 27 cursos da UNG estão destacados entre os melhores do Brasil, indicados com estrelas. Na soma, a Instituição conquistou 84 estrelas.  

Compartilhe:

Voltar