Acesse:

terça-feira, 1 de março de 2016

Professor de enfermagem da UNG participará de seminário na UFSCar

Seminário abordará doenças causadas por helmintos que ocorrem nas classes mais pobres

O Professor e Doutor Josué de Moraes, do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos participará, no dia 2 de março, do Seminário “Abordagens e estratégias na avaliação biológica de fármacos para o tratamento da esquistossomose”, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Sua apresentação focalizará as doenças causadas por helmintos que ocorrem principalmente nas camadas sociais mais pobres, sem condições adequadas de moradia, de trabalho, de educação, de serviços sanitários, também conhecidas como “doenças da pobreza”, essas enfermidades acometem mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e são responsáveis por milhões de mortes anualmente. Infelizmente, as opções terapêuticas são insuficientes, cujo cenário é agravado pelo descaso da indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos medicamentos para a população de baixa renda. Em particular, considerada uma Doença Negligenciada, a esquistossomose é uma helmintíase de grande impacto social, sendo considerado um importante problema de Saúde Pública em mais de 70 países.

O seminário tem como objetivo apresentar os desafios para o desenvolvimento de fármacos contra helmintíases, usando a esquistossomose como modelo. As abordagens e estratégias usadas na avaliação biológica de potenciais fármacos também estarão no escopo da apresentação.

 

 

    

Compartilhe:

Voltar