Acesse:

quarta-feira, 7 de março de 2007

UnG atende comunidade no Projeto CUT Cidadã

Evento foi realizado durante todo o domingo em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Aferição de pressão arterial e atendimento odontológico foram alguns dos serviços oferecidos pela Universidade
Mesmo debaixo de um sol escaldante, dona Enedina de Souza, 56, não perdeu o pique. Após receber orientação nutricional, medir a pressão e passar pela avaliação de fala, preparava-se para receber atendimento odontológico. “Cheguei cedo para aproveitar todas as atividades”, afirmou a aposentada. “Isso é uma ótima oportunidade para quem não tem condições financeiras de ter acesso a tantos serviços”, completou. Quando questionada sobre a situação de sua saúde, dona Enedina disse estar tudo bem, apesar da pressão um pouco elevada. “As enfermeiras pediram para eu me cuidar, evitar sal e frituras”, enfatizou.

Assim como ela, milhares de pessoas passaram pela Praça Brasil, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, e participaram da série de atividades oferecida pelo Projeto CUT Cidadã Mulher em Itaquera, uma iniciativa da Central Única dos Trabalhadores em parceria com diversas entidades, entre as quais a UnG.

Única universidade privada a participar da ação, a UnG ofereceu aos visitantes do evento diversos serviços na área da saúde. O curso de Odontologia, realizou atendimentos preventivos às doenças bucais e ensinou como escovar os dentes corretamente; a Enfermagem aferiu pressão arterial e deu orientações sobre a saúde da mulher; a Psicologia realizou terapias em grupo e individuais; a Nutrição mostrou a essência de uma alimentação saudável; a Fonoaudiologia promoveu teste de audição, triagem de fala (voz e gagueira) e audição; e a Fisioterapia desenvolveu o PrevFumo. “Foi uma ação muito bem organizada, que possibilitou aos nossos alunos, mais uma vez, praticar o que aprendem em sala de aula”, ressaltou a diretora do curso de Nutrição da UnG, profa. Letízia Nuzzo. “As pessoas estavam muito receptivas às ações. Tanto é que fizeram fila para ser atendidas”, completou a diretora do curso de Fonoaudiologia, profa. Eliana De Martino.

Nessa fila estava Alex dos Santos, de 52 anos. Ele aguardava ansioso pelo check-up auditivo na tenda reservada ao atendimento fonoaudiológico. “Quero ver se está tudo bem. Às vezes sinto um certo incômodo aqui na região do ouvido”, explicou. Depois do atendimento, o diagnóstico: “elas (alunas) disseram que está tudo bem. Pediram apenas para eu não cutucar o ouvido, que pode machucar”, disse Santos enquanto caminhava para a tenda que oferecia corte de cabelo.
Ao todo, mais de 30 serviços, todos gratuitos, foram desenvolvidos. Os moradores da região puderam, além de fazer um check-up na saúde, tirar documentos, consultar advogados, cortar cabelo, participar de worshops e apresentações, se inscrever para vagas de empregos e assistir a diversos shows.

Desde o início do Projeto CUT Cidadã, já foram realizadas 12 ações de cidadania. Ao todo, 800 mil pessoas foram atendidas e 3,5 milhões de procedimentos realizados. Neste domingo foi realizado o primeiro evento do ano de 2007, que homenageou as mulheres em virtude do Dia Internacional da Mulher.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar