Acesse:

sexta-feira, 9 de março de 2007

Alunos da Uati-UnG iniciam as aulas

Nova turma tem 102 estudantes com diferentes histórias e inúmeros sonhos


Aos 76 anos, Luiz Cavalhieri esbanja saúde e vigor físico. Mas não é sem motivo. Aos finais de semana, não deixa de bater uma bola com os veteranos da Vila Galvão e, sempre que pode, organiza viagens para a terceira idade. Embora a vida ativa, ele diz que a saúde do idoso não é reflexo apenas das atividades físicas. “A conquista de conhecimento e de novas amizades também faz parte de uma terceira idade saudável”, garante. E foi com o intuito de garantir essas aspirações e realizar um sonho antigo que Cavalhieri se matriculou na Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati-UnG), “Sempre gostei de estudar e tinha muita vontade de ingressar em uma universidade. Só não a fiz antes porque não tinha condições financeiras”, enfatizou o aposentado pai de três filhos, avô de sete netos e bisavô de dois bisnetos.

Luiz é apenas um dos 102 novos alunos da 5.ª turma da Uati-UnG, que iniciou as aulas na tarde desta terça-feira, dia 6. Em uma apresentação organizada pelo Setor de Atendimento Comunitário da UnG e pela coordenadora da Uati, profa. Lislei Rosa, os senhores alunos se inteiraram de toda estrutura do curso. E, após o depoimento de alunos das primeiras turmas da Universidade Aberta, ficaram ansiosos para iniciar as atividades. “Vim atrás de novos conhecimentos, entretenimento e amizades”, explicou a aposentada Joana D’arc. Incentivada pela única filha, ela não vê a hora de navegar pelo mundo da internet. “Não entendo nada de informática, mas sei que a internet é uma invenção fantástica”, disse.

Neste primeiro bimestre do curso, os alunos terão aulas de assuntos relacionados à cultura. Às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, a disciplina será Informática; e, às quintas-feiras, no mesmo horário, as disciplinas são de História das Religiões e Inglês.

Ao final do bimestre, o módulo é trocado, e novas disciplinas são oferecidas. O programa, que tem duração de quatro anos, já faz até Luiz sonhar alto. “Tenho vontade de escrever um livro para contar a história da minha vida. Com as aulas de informática, terei mais condições de fazer isso”, afirmou o aposentado que ainda utiliza a máquina de escrever para tudo.

A coordenadora da Uati-UnG disse que esses novos estudantes terão mais atividades que desenvolvam integração e convivência social e proporcionem qualidade de vida. “Passeios, festas e brincadeiras são algumas das ações que estão em nosso calendário”, expôs.

Como o início de aula para calouros é época de trote, os novatos da Uati-UnG não escaparam. Seguindo a política de trote solidário já adotada pela primeira turma, eles terão de fazer doações de fraldas para a Maternidade Jesus, José e Maria. Os veteranos do curso retornaram às aulas também nesta terça-feira.

De acordo com o Setor de Atendimento Comunitário da UnG, a partir de 15 de abril serão abertas as inscrições para o módulo que inicia em maio.

Informações: (11) 6464-1655.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar