Acesse:

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Pesquisadores internacionais ministram curso na UnG

Especialistas na área geoambiental apresentaram os resultados de pesquisas feitas em diversas partes do mundo sobre regiões alagadas. Número de participantes foi o maior dos cursos já realizados
Portal UnG (11/09/2007) – Durante toda a última sexta-feira (7) e parte do sábado, pesquisadores do Brasil, Argentina, Bolívia, México e Espanha apresentaram a 55 estudiosos (alunos e docentes) os resultados de pesquisas ligadas ao manejo de áreas alagadas. A exposição fez parte da programação do curso “Controles Abióticos em Áreas Alagadas: Métodos e Aplicações”, uma iniciativa da Rede de Pesquisa Cabah, que integra o Cyted (Programa Ibero-americano de Cooperação em Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o curso de mestrado em Análise Geoambiental da UnG, onde foi realizado o encontro.

Levado a diversos países, entre os quais Argentina, Bolívia e o próprio Brasil, o curso foi promovido pela primeira vez no Estado de São Paulo, com o número de participantes que superou o de todos os encontros. Docente da UnG e da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), o dr. José Cândido Stevaux disse ao Portal UnG que essa marca deve-se, especialmente, à demanda de profissionais da área ambiental existente na Universidade em virtude de cursos como o mestrado em Análise Geoambiental, o tecnológico em Gestão Ambiental e as graduações em Ciências Biológicas e Geografia. “Quando estávamos planejando a realização desse curso, fomos notificados de que diversas entidades do mundo candidatavam-se como sede. No entanto, o fato de a UnG ser um importante membro do Cabah e seus docentes e alunos estarem envolvidos em vários projetos, fez a diferença”, expôs o pesquisador, que, no último dia do evento, apresentou a palestra sobre os processos de conectividade entre pulso de inundação e a mata ciliar.

Autor da primeira pesquisa apresentada no curso (Distribuição e controle da vegetação do Rio Araguaia), o argentino dr. Edgardo Manuel Latrubesse, coordenador da Rede Cabah, explicou que foram apresentados dois diferentes tipos de resultado de pesquisa durante o encontro: os aspectos metodológicos, com técnicas aplicadas ao manejo de áreas ambientais úmidas; e alguns exemplos práticos de casos estudados pela Rede de Pesquisa, como os dos rios Paraná, Araguaia e La Plata. “Procuramos evidenciar aos estudantes essa variedade de ambientes e os métodos que são aplicados em cada um visando à otimização do manejo”, afirmou Latrubesse, que também é professor da Universidade Nacional de La Plata e da Universidade Federal de Goiás.

De acordo com o pesquisador, a participação dos alunos é de extrema importância. “Isso porque nos acostumamos a achar que a nossa realidade é universal, ou seja, tudo o que acontece no meio ambiental brasileiro deve acontecer no de outros países. Cursos como esse ajudam a ‘abrir a cabeça’“, enfatizou Edgardo. “No Brasil, diferentemente do que acontece nos países europeus ou mesmo em alguns latino-americanos, ainda não está claro a importância do intercâmbio científico. Os alunos tendem a se amarrar apenas em eventos regionais ou, no máximo, nacionais. Espero que o contato com pesquisadores de outros países ajude a mudar esse raciocínio”, complementou.

Stevaux disse que, além de tentar homogeneizar as metodologias, o curso teve como objetivo divulgar os conhecimentos gerados, ação que também é feita através de revistas científicas. Um exemplo, de acordo com ele, é a revista Geociências, cujo conteúdo pode ser acessado através do site http://revistas.ung.br.


Veja os pesquisadores que passaram pela UnG:

Dr. Edgardo M. Latrubesse – Universidad Nacional de La Plata, Argentina e Universidade Federal de Goiás, Brasil
Palestra: “Distribuição e controle da vegetação do Rio Araguaia”.

Dr. Martin A. Hurtado – Universidad Nacional de La Plata, Argentina
Palestra: “Caracterización de los humedales contiguos al Rio de la Plata: Agentes abióticos que condicionan el desarrollo de la vegetación”.

Dr. Jose L. Fermán – Universidad de Baja Califórnia, México
“Indicadores ambientais de presión, fragilidad y vulnerabilidad para gentios de humedales”.

Dr. José. L. Fermán y Dr. Enrique Francés – Universidad Cantábrica, Espanha
Palestra: “Gestión ambiental de zonas humedales declaradas espacios naturales protegidos”.

Dr. Jaime Argollo – Universidad Mayor de San Andres, La Paz, Bolívia
Palestra: “Importancia de la Geología del Cuaternario y la geomorfología en la distribución vegetal, en la región de los bañados del Izozo”.

Dr. José C. Stevaux e Ms. Fabricio Corradini – Universidade Guarulhos e Unesp, Rio Claro, Brasil
Palestra: “Processos de conectividade entre o pulso de inundação e a mata ciliar”.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar