Acesse:

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Confraternização emociona professores, alunos, ex-alunos e pacientes do Paddac

Dança, teatro e depoimentos de pacientes fizeram parte da programação do evento
Foi realizada, nesta quarta-feira (05), a Confraternização de Encerramento das Atividades do Paddac (Programa Ação Docente - Discente Assistencial Comunitário). O evento, que lotou o Anfiteatro C da Unidade Guarulhos- Centro, alegrou e emocionou a quem esteve presente.

O vice-reitor de cultura e integração comunitária da UnG, professor Nelson Figueiredo, deu as boas-vindas a todos e brincou com as crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Arujá e do Lar Irmã Celeste, de Guarulhos. Em suas palavras, Figueiredo agradeceu o comprometimento de todos os professores, alunos e ex-alunos.

“O Paddac leva até a comunidade externa, de maneira voluntária, tudo aquilo que a Universidade desenvolve na teoria. É uma extensão do trabalho acadêmico”, explicou o vice-reitor, acrescentando que a maior recompensa para os voluntários é o reconhecimento sincero desses pacientes ao final de cada semestre repleto de trabalho e dedicação.

Após a abertura oficial, os alunos da Apae de Arujá encenaram a peça Sonhos de Uma Noite de Verão e foram aplaudidos de pé. Na seqüência, foi a vez das crianças do Lar Irmã Celeste. Os pequenos animaram a platéia com uma dança ensaiada especialmente para a ocasião. E para finalizar, as meninas da APAE também apresentaram uma dança.

Para Marilda Ângela Silva, assistente social da Apae de Arujá, o atendimento às famílias é tão importante quanto para o próprio aluno, pois, segundo ela, não tem como trabalhar o psicológico do aluno sem dar o mesmo respaldo à família. “Com o apoio do Paddac, pudemos oferecer uma assistência melhor aos nossos 180 alunos e seus familiares. Eles contam com orientação psicológica e fonoaudiológica. Foi uma parceria muito importante para a APAE”, completa Marilda.

O coordenador do Paddac, professor Cândido Cheque, comemora o bom desempenho do programa e antecipa que, para a próxima turma do Goam (Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar), já estão inscritas mais de 70 pessoas. “O Goam me deu um presente que não tem valor, devolveu minha auto-estima”, resumiu Margarete Xavier, que perdeu 10 quilos com a dieta do programa.

O evento de confraternização contou, ainda, com depoimentos de pacientes, entre os quais, muitos passaram a ser voluntários. “Hoje estou aqui, feliz e cheia de vida, podendo colaborar com o grupo de oncologia e levando um pouco de alegria e esperança aos pacientes que passam por problemas como o meu”, conta Maria Aparecida de Oliveira, que há três anos desenvolveu um câncer no intestino e hoje está curada.

“Espero que no próximo ano possamos, novamente, celebrar mais um ciclo de sucesso do Paddac, com fatores multiplicadores e pessoas maravilhosas como neste ano que se encerra”, finalizou Nelson Figueiredo.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar