Acesse:

domingo, 6 de janeiro de 2008

Cursos de formação de piloto e comissário de vôo estão com as inscrições abertas

Aulas serão ministradas pela Academia do Ar na Unidade Guarulhos-Dutra da UnG. Oferta é fruto do acordo firmado por ambas as instituições em dezembro

Portal UnG (07/01/2008) – A Academia do Ar acaba de pousar na Unidade Guarulhos-Dutra da Universidade Guarulhos (UnG). Em evento realizado no dia 19 de dezembro, ambas as instituições formalizaram um acordo de parceria. De um lado, o conhecimento técnico e teórico da área da aviação da Academia do Ar; do outro, os recursos físicos da UnG. “A Universidade sempre buscou ferramentas para colaborar com o desenvolvimento do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior da América Latina. Incentivar a formação de bons profissionais no ramo da aviação foi uma das que encontramos”, salientou o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi.
Segundo ele, um dos principais problemas das grandes companhias aéreas do País está no quesito atendimento. “E é acreditando que a Academia do Ar formará bons profissionais que propusemos essa parceria”, complementou Veronezi, que diz ser apenas expectador do convênio, uma vez que é a Universidade, através da Reitoria, e a Academia do Ar quem levarão as coisas adiante.
Há sete anos em funcionamento, a Academia do Ar passará a ocupar parte das estruturas do Prédio A da Unidade Dutra da UnG, localizada às margens da rodovia federal Presidente Dutra. Especializada em formação de pilotos e comissários de vôo, a instituição é uma das mais tradicionais unidades de instrução profissional homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entidade que, aliás, esteve na nova sede da Academia para realizar a obrigatória vistoria. “Os representantes da Anac ficaram extremamente satisfeitos com a nova sede. Segundo me informaram, com a estrutura que temos hoje, nos colocamos entre as maiores escolas do País, e com grandes chances de se tornar a maior”, disse o diretor técnico da Academia, comandante Matheus Denófrio.
Também presente à cerimônia, o reitor da UnG, prof. dr. Péricles Trevisan, acredita que a parceria beneficiará não apenas as instituições envolvidas, mas o município e sua comunidade. “Com essa união, reafirmo as palavras do comandante Matheus: a Academia do Ar certamente se tornará a principal escola de formação de pilotos e comissários do País”, acredita Trevisan. “Esse é mais um passo da longa trajetória da UnG no sentido de contribuir para o desenvolvimento de Guarulhos, que atravessa um período de profundo crescimento e transformação”, completou.
Conjuntamente com a assinatura do termo de parceria, foi aberta a exposição “Cem Anos da Aviação”. Estão expostos 220 quadros e 70 maquetes de aeronaves que contam a trajetória do centenário da aviação. A mostra será permanente. A entrada é franca.
Além de pessoas da UnG e da Academia do Ar, estiveram presentes ao evento representantes da Infraero, como o superintendente da entidade (Regional Sudeste), João Marcio Jordão, e de companhias aéreas, entre as quais Varig e United Airlines.

Da imprensa, compareceram profissionais dos jornais Diário de Guarulhos, Folha Metropolitana e Semanário da Zona Norte; dos portais Guarulhos Web e Web Asas; das revistas Asas, Novitá e Segredo do Sucesso; da Rádio Boa Nova; e das TVs UnG e Guarulhos.

Aulas – Os cursos da Academia serão ministrados de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da noite. As inscrições poderão ser feitas em qualquer época do ano. No entanto, é necessário formar turma para que se iniciem as aulas. Disciplinas como meteorologia; conhecimentos técnicos de aeronaves; regulamentos de tráfego aéreo; navegação aérea; teoria de vôo/aerodinâmica; e segurança de vôo fazem parte do currículo das especialidades. Há, ainda, as aulas práticas de procedimentos de emergência e sobrevivência na selva, no mar, no deserto e no gelo, e de prevenção e combate ao fogo.

Após a conclusão do curso, o aluno poderá prestar exame para a banca examinadora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Aprovado, receberá a licença teórica (CCT) e poderá dar início às aulas práticas.

As inscrições para os cursos podem ser feitas na Secretaria-Geral da UnG, nas Unidades Guarulhos-Centro e Dutra. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 6423-7645 e 6423-7646 ou pelo site www.academiadoar.com.br.



· Clique aqui e conheça mais sobre a profissão e o mercado de trabalho para pilotos

· Clique aqui e conheça mais sobre a profissão e o mercado de trabalho para comissários de vôo



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar