Acesse:

terça-feira, 1 de abril de 2008

Alunos de Matemática apresentam trabalho no Congresso Brasileiro de Etnomatemática

Marcelo Paiva e Tadeu Duarte expuseram os primeiros resultados das pesquisas que desenvolvem pelo Pibic-UnG. Entre os participantes do evento, estava o prof. dr. Ubiratan D’Ambrósio
Portal UnG (1.º/04/2008) – Marcelo Ferreira Paiva e Tadeu Leite Duarte, licenciandos do 6.º e 7.º semestres (respectivamente) do curso de Matemática da UnG, apresentaram suas pesquisas na 3.ª edição do Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm3), realizado entre os dias 26 e 29 de março na Universidade Federal Fluminense, campus do Gragoatá.
Com o tema “Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos”, o evento teve por objetivo promover amplo debate sobre os problemas de pesquisa no âmbito da Etnomatemática no Brasil e no mundo.
Durante os quatro dias, os pesquisadores participaram de conferências, mesas-redondas, fóruns de discussão, comunicações orais, pôsteres e oficinas interativas, com a presença significativa do principal teorizador da Etnomatemática no Brasil, prof. dr. Ubiratan D’Ambrósio.
Os trabalhos apresentados pelos alunos da UnG referem-se a projetos em andamento, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-UnG 2007), orientados pela profa. dra. Cristiane Coppe de Oliveira. A orientadora, nesse evento, coordenou o fórum de discussão e o grupo de apresentação de comunicações orais, além de defender o trabalho intitulado “O encontro da Teoria do Imaginário de Durand com a Etnomatemática: possibilidades teórico-metodológicas”.
Marcelo Paiva apresentou, sob forma de pôster, a pesquisa sobre o Programa Etnomatemática e a importância na formação do professor, um levantamento bibliográfico sobre as diferentes concepções que circundam o Programa, nas teorizações dos pesquisadores Ubiratan D’Ambrósio, Sebastiani Ferreira e Gelsa Knijnik.
Tadeu Duarte expôs, na modalidade comunicação oral, o trabalho intitulado “A Arte Matemática nos Primeiros Momentos do Homem”, onde faz um levantamento de fontes e dados relativos às informações disponíveis, reconstituídas e apresentadas por autores, tais como D’Ambrósio (2006), Eves (1995), entre outros, sobre os primórdios da arte matemática na origem do ser humano.
A pesquisa rendeu à Duarte a primeira colocação na área de Ciências Exatas e da Terra, da categoria “Em andamento”, no último Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado em novembro de 2007.
Compartilhe:

Voltar