Acesse:

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

UnG promove Campanha de Vacinação Contra a Rubéola

Ação será realizada entre os dias 8 e 10 de setembro na Clínica de Enfermagem da Universidade. Homens e mulheres entre 20 e 39 anos devem ser imunizados
Portal UnG (04/09/2008) – Visando colaborar com a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, de iniciativa do Ministério da Saúde, a Clínica de Enfermagem da Universidade Guarulhos (UnG) desenvolverá na próxima semana, três dias de ações para imunizar a população.

Entre 8 e 10 de setembro, homens e mulheres de 20 a 39 anos poderão ir até a clínica para receber a vacina nos seguintes horários: das 9h às 12h; das 13h às 17h; e das 18h30 às 21h30. Caso possua a carteira de vacinação, é sugestão apresentá-la para que seja carimbada.

Os sintomas iniciais da rubéola podem ser confundidos com os da gripe. As duas doenças são causadas por vírus, mas, na rubéola, surgem manchas vermelhas no rosto e, em seguida, no tronco e nos membros. A doença causa ainda febre baixa e gânglios no pescoço. Adolescentes e adultos podem apresentar também dor nas articulações, conjuntivite, coriza e tosse.

Preocupação com grávidas
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. A preocupação é ainda maior com as mulheres grávidas, que podem passar a doença para o feto, causando malformação. Nesses casos, a patologia pode provocar aborto ou nascimento de crianças com a Síndrome da Rubéola Congênita, cujos reflexos podem ser caracterizados por deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor). “A doença pode ser muito perigosa quando a mulher está grávida. O vírus é capaz de prejudicar o desenvolvimento do feto, principalmente durante os três primeiros meses de gestação”, alerta a coordenadora da Clínica de Enfermagem da UnG e da Campanha, profa. Sandra Lucena. “Caso a mulher seja imunizada no período na gravidez, ela deve comunicar seu médico para que seja feito um acompanhamento detalhado com exames específicos”, completa.

Os especialistas afirmam que 85% dos fetos cujas mães se infectaram com o vírus da rubéola durante os três primeiros meses da gestação apresentam alguma deficiência.

As contra-indicações para a vacina se estendem ainda às pessoas portadoras de deficiência imunológica congênita ou adquirida, devido a tratamentos com imunossupressores, corticosteróides, antimetabólicos ou radiação; que tenham reações comprovadas à vacina ou a um de seus componentes, como a neomicina; ou hipersensibilidade comprovada à proteína do ovo.


Serviço
Campanha de Vacinação Contra Rubéola

Data: de 8 a 10 de setembro
Local: Clínica de Enfermagem da Universidade Guarulhos (UnG) – Prédio I da Unidade Guarulhos-Centro (Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos)
Informações: (11) 2464-1188
Compartilhe:

Voltar