Acesse:

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O pensamento de Hannah Arendt é tema do próximo encontro do Instituto de Filosofia Farias Brito

Evento acontece no próximo sábado, dia 27, a partir das 13h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site
Portal UnG (23/09/2008) – "Filosofia e Política: o pensamento de Hannah Arendt". Esse é o tema da palestra que o professor Osvaldo José da Silva ministrará no segundo encontro do Instituto de Filosofia Farias Brito depois de sua reabertura.

O evento, que tem inscrições abertas gratuitamente no link do Instituto no portal da UnG, será realizado no sábado (27), a partir das 13h, no Anfiteatro C da Unidade Guarulhos-Dutra, e tem como objetivo tecer considerações sobre a filosofia e a política a partir do da ótica da autora alemã Hannah Arendt (1906 – 1975), tendo como pano de fundo a obra A Dignidade da Política.

De acordo com o livro, a compreensão é um processo que começa com a vida e termina com a morte, e é vivida na singularidade de cada um; passa a ser uma dimensão interminável quando associada à condição humana. Nesse sentido é possível perceber a dimensão política e a universalidade de sua representação no Ser, no Existir e nas diferentes possibilidades em que são percebidas.

Arendt descreve que o homem comum, na sua dimensão de mundo comum, percebe a política como uma obrigação incomum. Ao observar o fenômeno totalitário podemos prescindir da sua estrutura para indicar que estamos vivendo em um mundo desordenado. “Nessa situação, a estupidez, no sentido kantiano, tornou-se a doença de todos, não podendo mais, portanto, ser considerada ‘incurável’. A estupidez tornou-se tão comum quanto era antes do senso comum; e isso não significa que se trata de um sintoma da sociedade massificada ou que as pessoas ‘inteligentes’ estejam poupadas dessa doença. A única diferença é que a estupidez permanece felizmente inarticulada entre os não intelectuais e torna-se insuportavelmente repulsiva entre os ‘inteligentes’. Em meio à intelligentsia, pode-se dizer até mesmo que quanto mais inteligente um indivíduo vem a ser, mais irritante é a estupidez que compartilha com todos os outros”. ARENDT (1993, p. 45)

Ao abrir espaço para a reflexão acerca da dignidade da política, o Instituto de Filosofia Farias Brito vem contribuir para o restabelecimento da capacidade de discernimento do indivíduo. A partir da atividade do pensamento, é possível a ampliação da consciência na condição do julgar.

· Clique aqui e inscreva-se para a palestra

Fotos
Serão disponibilizadas no link do Instituto de Filosofia Farias Brito no site da UnG as fotos de todos os encontros. As imagens da palestra “A Filosofia na Educação Básica”, ministrada pelo prof. dr. José Auri Cunha no dia 30 de agosto, já podem ser acessadas.

· Clique aqui e veja
Compartilhe:

Voltar