Acesse:

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Instituto de Filosofia Farias Brito promove o último encontro do ano

Evento será realizado no próximo sábado, às 9h, na Unidade Guarulhos-Dutra. Professora Ana Maria Siqueira debaterá a origem do pensamento na criança
Portal UnG (04/11/2008) – O Instituto de Filosofia Farias Brito, que retomou suas atividades no início deste semestre, promoverá no próximo sábado (8), às 9h, o último encontro do ano. A professora mestre Ana Maria de Paula Siqueira levará para o Anfiteatro C da Unidade Guarulhos-Dutra da UnG o debate em torno da Psicogenética de Henri Wallon e a origem do pensamento na criança.

De acordo com a docente, as informações que as crianças têm sobre os fenômenos da natureza lhe contam apenas parte da verdade, por isso a leitura, a interpretação e a escrita do mundo físico lhes exigem perspicácia dos sentidos e esperteza da inteligência. “Para Wallon, a formação do pensamento da criança ocorre como o da história da humanidade, para o qual os astros obedecem às vontades ou às ordens de Deus”, explica Ana Maria.

Se o mundo hoje se preocupa com a preservação da natureza, outrora os homens se fascinavam com a mesma, implorando-lhe proteção e reverenciando-a. A visão mística acerca dos astros e dos fenômenos da natureza na história da humanidade pode hoje ser observada sob a ótica das crianças comparada àquelas. Às entidades divinas Vento, Trovão, Sol e Lua eram atribuídos poderes, pois esses agiam determinando o destino e a sorte de todos os seres humanos da Terra.

A apresentação será aberta gratuitamente ao público. Para participar, basta se inscrever através do link do Instituto de Filosofia Farias Brito disponível no portal da UnG. As vagas são limitadas. A participação é válida como atividade complementar.

· Clique aqui e inscreva-se
Compartilhe:

Voltar