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domingo, 7 de dezembro de 2008

Alunos da UnG participam do 8.º Conic e do 6.º Coint em Botucatu

Acadêmico de Letras foi o vencedor da categoria Internacional com painel que ilustra a presença da língua portuguesa em Moçambique
Portal UnG (26/11/2008) - Foram realizados, nos dias 16 e 17 de novembro, em Botucatu, o 8.º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic) e o 6.º Congresso Internacional de Iniciação Científica (Coint). Com o objetivo de identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade como fator determinante ao exercício da criatividade, os eventos traduzem, na prática, a iniciação científica propiciada pelas Instituições de Ensino Superior (IES).

A aluna do oitavo semestre do curso de Psicologia da UnG, Jane Cleide da Rocha, foi uma das participantes do Conic e apresentou o trabalho “Aspectos de personalidade observados em uma amostra de indivíduos usuários de drogas por meio do teste Wartegg”, cujo objetivo foi realizar um estudo comparativo do teste de complemento de desenhos de Wartegg em uma amostra da capital paulista, visando, assim, diferenciar traços de personalidade de indivíduos usuários de drogas daqueles que não são usuários, a partir dos dados do Wartegg. O trabalho teve como orientador o professor dr. Armando Rocha Junior.

“As constatações obtidas a partir da aplicação do conhecimento adquirido nas várias áreas do saber, somadas à busca pessoal das potencialidades intelectuais, têm no Conic a expressão real do que é a iniciação científica desenvolvida no ambiente acadêmico”, sintetizou a acadêmica.

Quem também teve seu trabalho exposto e premiado com a primeira colocação na categoria Internacional foi o aluno do curso de Letras, David Jemusse, com o painel “A Presencialidade da Língua Portuguesa em Moçambique: conflito de relações entre diferentes mundos”, orientado pela professora Angélica de Oliveira e cujo conteúdo abordou, entre outros aspectos, a presença da língua portuguesa dentro do tecido social do universo multilíngüe bantu e sugere uma reflexão sobre os conflitos lingüísticos do povo nativo e sua vivência entre dois mundos: o ocidental e o africano; o inserido e o coexistente.

Os trabalhos das alunas Lilian Prado e Paula Celeghin, respectivamente dos cursos de Educação Artística e Ciências Biológicas, também figuraram na lista dos 10 melhores. Lilian desenvolveu o trabalho “Estevão Roberto da Silva e Heitor dos Prazeres: biografias e críticas de arte para a inclusão da cultura afro-brasileira no currículo de Educação Artística”, na área Ciências Humanas e Sociais. E Paula Celeghin apresentou o painel “Análise das estruturas reprodutivas efedróides neoaptianas, da formação Crato, Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil e suas implicações nomenclaturais”, na área de Ciências Exatas e da Terra.
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