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terça-feira, 25 de novembro de 2008

Especial Escolha Profissional: Mercado de trabalho.com

Sites de recrutamento on-line, como a Curriculum, facilitaram a vida dos estudantes que buscam por um emprego. Mas se preparar ainda é imprescindível
Portal UnG (novembro de 2008) – O ingresso no ensino superior vem atrelado a uma série de variantes, tanto positivas quanto negativas. Do ponto de vista do calouro, gozar de liberdade antes “censurada” na escola e estar entre os poucos privilegiados que têm acesso ao ensino superior no País estão entre as satisfações mais benquistas. Por outro lado, garantir o pagamento das mensalidades durante o período de estudo – para quem ingressa em universidades particulares – e conseguir atuar no mercado de trabalho dentro da área de formação estão entre as maiores aflições – essa última com uma larga vantagem.

Mas não é por menos. Embora a realidade seja cruel, a boa formação e a extensa bagagem profissional já não são mais os únicos instrumentos para vencer a batalha do mercado de trabalho. Postura, pró-atividade e espírito de equipe estão entre as novas aspirações de quem contrata, pelo menos é o que diz o presidente da Curriculum, uma das maiores empresas de recrutamento on-line do País, Marcelo Abrileri. Além desses, o empresário aponta outro requisito para ajudar na conquista de um “lugar ao sol” no mercado: uma rede de contatos. “Conhecer pessoas que conhecem pessoas é essencial”, salienta.
Conhecer pessoas, inclusive, é a maior das qualidades da Curriculum e das centenas de empresas de recrutamento on-line da web. Nova parceria da UnG na empreitada para minimizar a grande aflição dos estudantes, a Curriculum tem nada menos que 34 mil empresas cadastradas que buscam diariamente mão-de-obra qualificada. O número, extremamente animador, contrasta com a acirrada disputa: são 1,5 milhão de currículos cadastrados, tanto de estudantes como de recém-formados e profissionais experientes. Mesmo assim, Marcelo garante que há vagas para todos, desde que saibam como fazer o marketing pessoal. “É preciso saber vender o peixe”, diz. “Quando o estudante for cadastrar seu currículo no site, precisa expressar de forma clara seu objetivo profissional, atualizá-lo sempre e preencher o cadastro por completo. Isso fará com que a ficha desse estudante apareça entre as primeiras quando consultada por uma empresa”.

Se seguiu à risca a primeira etapa, que é montar e colocar à disposição para milhares de empresas seu currículo, é bom que se prepare para a segunda, já que muito provavelmente alguma empresa te chamará para uma entrevista. Nesse caso, a preparação é fundamental, afinal, a concorrência é forte. De acordo com o Ministério da Educação, existem no Brasil cerca de 3 milhões de universitários. Mas não se assuste. Arregasse as mangas e mãos à obra. De acordo com Marcelo Abrileri, a entrevista é o melhor momento para mostrar quem realmente você é e o que pretende se for contratado. Mas atenção: a arrogância e o orgulho devem ser deixados de lado. “É preciso administrar o ego. Não pode ser o faz tudo, mas também não diga que não é o faz nada”, alerta.

Nessa hora, o investimento que você vem fazendo vai contar muito. Além do próprio curso universitário, aquelas leituras complementares que costuma fazer, o seminário daquele fim de semana e os fóruns de discussão que participou na universidade farão a diferença.

Expectador de dezenas de contratações, Abrileri tem na ponta da língua o que as empresas querem e não de um candidato a uma vaga de emprego. Apontando as áreas de telefonia e serviços como as mais promissoras, diz que o candidato deve responder a três perguntas que os recrutadores vêm fazendo a si mesmos: Eu compraria um carro usado dessa pessoa? Eu a convidaria para almoçar em minha casa? Se eu ficasse preso no elevador com ela, teria o que conversar? As repostas dirão, respectivamente, se a pessoa inspira credibilidade, se pode fazer parte do convívio da empresa e se é uma companhia agradável para a equipe.

On-line
O espaço virtual tornou-se o mais novo e cobiçado ponto de encontro entre profissional e empresas. No site da Curriculum, por exemplo, o estudante pode se cadastrar gratuitamente e, além das vagas, ter acesso a conteúdos exclusivos, como dicas de colocação profissional e de como se comportar diante de uma entrevista.

O benefício, porém, não é restrito aos candidatos. As empresas têm a possibilidade de buscar profissionais de determinadas instituições de ensino; e as universidades têm acesso ao cadastro sempre atualizado de seus estudantes. “A web consagrou-se como o caminho mais curto e menos árduo para o estudante ingressar no mercado de trabalho e fugir da aflição que envolve essa conquista”, finaliza Marcelo.

Para cadastrar seu currículo na Currículum o aluno pode acessar o site da empresa através do www.curriculum.com.br ou do link disponível no site da UnG (www.ung.br).

DICAS PARA TER SUCESSO NA EMPREITADA DA BUSCA ON-LINE

Trate a busca de emprego via internet como parte integrante da sua estratégia geral. Utilize todas as ferramentas de busca e relacionamento oferecidas pelos sites de emprego.

Não espere milagres. Não acredite que a web é um elixir mágico que trará o emprego ideal em suas mãos. Muitas pessoas encontram oportunidades interessantes, mas nem sempre são contratadas, porque o processo seletivo envolve outras etapas. É preciso ser persistente.

Diversifique. Utilize todas as opções possíveis, desde os sites genéricos, que atendem a todos os tipos de profissionais, até os especializados por segmento de mercado, por região, ou por algum outro critério. Sites de empresas também aceitam cadastro de currículos.

Conheça os recursos. Tire proveito das ferramentas que cada site oferece. Além de incluir o currículo e buscar vagas, alguns possuem 'agentes de vagas' (sistemas que enviam vagas por e-mail de acordo com o seu perfil), estatísticas de visualização e diversos outros serviços.

Seja pró-ativo. Capriche no currículo, atualize as informações, busque vagas constantemente. Faça a sua parte para que seu desejo se realize.

Pesquise sobre as empresas. A internet possibilita que você se informe sobre as organizações por meio de guias, de seus próprios sites ou de listas de discussão: perfil, interesses, requisitos, volume de contratações e outras informações podem deixá-lo mais preparado para fazer uma abordagem.

Aprenda. Acompanhe as matérias e dicas de especialistas publicadas em sites de emprego. Mande perguntas sobre a melhor forma de elaborar seu currículo ou sobre as etapas do processo seletivo e fique atento às orientações.

Tenha bom senso. Não responda a contatos para os quais não estiver qualificado. Isso pode fazer com que sua imagem fique prejudicada e suas chances diminuam diante de uma oportunidade real na mesma empresa.

Faça vários currículos. Ao incluir currículos diferentes na Internet, você amplia suas chances de aparecer nas buscas dos selecionadores. Considere a possibilidade de fazer um site pessoal e cadastrá-lo nos mecanismos de busca.

Fonte: Universia.

· Clique aqui e saiba como preparar um currículo
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