Acesse:

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Zoológico de Guarulhos e Hovet firmam parceria

Iniciativa possibilitará a realização de procedimentos em bichos debilitados que o Zôo de Guarulhos recebe como hóspedes
Portal UnG (30/01/2009) – O Zoológico Municipal de Guarulhos tem tratamento especializado para animais silvestres encontrados feridos na natureza. A iniciativa é fruto de uma parceria, entre a Universidade Guarulhos e o Zôo, que possibilita a realização de cirurgias, exames, fisioterapias e cuidados mais complexos para bichos debilitados que a cidade recebe como hóspedes. Os primeiros beneficiados com a ação foram um macaco bugio e um filhote de tamanduá-bandeira, que passaram por exames clínicos no Hovet. Os animais, que não viviam em cativeiro, foram trazidos pela polícia ambiental depois de serem encontrados com ferimentos irreversíveis em cidades do interior.

Segundo o diretor do Hospital Veterinário da UnG, dr. Luis Artur Giuffrida, muitos animais não resistem à interferência humana e morrem. “A invasão das áreas de proteção ambiental não para e obriga os animais a migrarem para outros locais, onde sofrem diversos acidentes, têm sequelas definitivas e perdem a capacidade de movimento”, lamenta.

A cidade recebeu também um filhote de onça-pintada, nomeado Aquiles, que espanta os estranhos mostrando suas pequenas presas afiadas, apesar de ter apenas quatro meses. Dois cachorros-do-mato que chegaram em dezembro já estão em exposição. Um dos filhotes de tamanduá-bandeira, encontrado ao lado da carcaça da mãe morta em uma rodovia, fica agarrado ao colo das biólogas e veterinárias do zôo e ainda toma mamadeira.

Para a veterinária Fernanda Magalhães o cuidado é indispensável. “Os animais precisam de apoio e proteção e encontram nos profissionais uma verdadeira família para ampará-los no momento em que mais precisam”, assegura.
Compartilhe:

Voltar