Acesse:

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Clínicas de atendimento à comunidade voltam a funcionar

Espaços fazem parte do Programa Integrado de Saúde da UnG e possibilitam o acesso de pessoas carentes a diversos serviços
A volta às aulas para os veteranos da UnG marca também o retorno de alguns setores que atendem à comunidade. Orientação psicológica e nutricional, sessões de fisioterapia, consulta odontológica, análise fonoaudiológica, exames laboratoriais e atendimento da enfermagem são alguns dos serviços que englobam o Programa Integrado de Saúde da UnG, cujo papel é oferecer à comunidade carente de Guarulhos e região acesso a iniciativas gratuitas ou a preços acessíveis.
Ao todo, a UnG possui seis clínicas, um hospital veterinário e um laboratório de análises clínicas. A seguir, a localização e o funcionamento de alguns dos serviços prestados pelos setores:
 
Clínica de Nutrição – pessoas interessadas em receber orientação nutricional gratuita já podem participar da triagem que é realizada todas às segundas-feiras, das 9h às 11h, e às quartas-feiras, das 15h às 17h30. Para os pacientes que já vinham sendo atendidos, a clínica volta a convocá-los no dia 04 de março. Entre os serviços oferecidos pelo setor estão: a avaliação nutricional e a orientação alimentar para o indivíduo e para grupos populacionais. A Clínica de Nutrição fica localizada no 2.º andar do Prédio I da Unidade Guarulhos-Centro da UnG. Informações: (11) 2464-1738.
 
 
Clínica de Fisioterapia – o espaço já está em pleno funcionamento. Entre os serviços oferecidos estão: fisioterapia em ortopedia, neurologia adulto e infantil,  hidroterapia, ginecologia e obstetrícia (incluindo pré e pós-parto, incontinência urinária e câncer ginecológico). Além desses atendimentos, os pacientes são entrevistados por uma assistente social, que analisa as  necessidades de cada um. A população  pode contar também com o Programa PrevFumo, uma iniciativa que colabora para que as pessoas deixem de fumar. Para se inscrever, basta comparecer, munido de encaminhamento médico, na Clínica de Fisioterapia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o Programa PrevFumo , basta ligar e agendar entrevista, sem necessidade de encaminhamento . Após a inscrição, o paciente deverá aguardar um contato para avaliação. Informações: (11) 2464-1778.
 
 
Clínica de Enfermagem – instalada no Prédio I da Unidade Guarulhos-Centro, presta assistência à comunidade em saúde da mulher e do adulto, oferecendo coleta de papanicolaou e consultas de enfermagem para orientações sobre climatério, planejamento familiar, prevenção do câncer de colo de útero e de mamas, assim como das DSTs. A clínica ainda oferece acompanhamento de enfermagem para hipertensos e diabéticos, além do curso para gestantes. As consultas podem ser agendadas pessoalmente ou pelo telefone. O atendimento da clínica é realizado de segunda a sexta-feira em diversos horários. Informações: (11) 2464-1188
 
 
Clínica de Psicologia – neste semestre, serão atendidos os pacientes que já se cadastraram e aguardam na fila de espera. Entre os serviços que eles receberão, estão: psicodiagnóstico, psicoterapia breve infantil e adulto, psicoterapia familiar e de casal, psico-oncologia, psicossomática, atendimento grupal e orientação a pais. Esse atendimento terá início na 1.ª semana de março. A Clínica de Psicologia está instalada no Prédio I da Unidade Guarulhos-Centro da UnG. Informações: (11) 2464-1676.
 
 
Clínica de Odontologia – o espaço volta a funcionar a partir do dia 2 de março. Dentre os serviços oferecidos estão: tratamentos de cáries, gengiva, canal, próteses dentárias, diagnóstico de lesões da boca, extrações, pequenas cirurgias orais, instalação de implantes e atendimento de emergência. Os pacientes cadastrados são atendidos com hora marcada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 19h às 22h45 – não há previsão para a abertura de inscrição para novos pacientes. O atendimento de emergência é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Clínica de Odontologia está instalada nos Prédios R e S da Unidade Guarulhos-Centro da Universidade. Informações: (11) 2464-1668.
 
 
Laboratório de Análises Clínicas – os exames realizados no laboratório são todos gratuitos e divididos em cinco setores. Na Parasitologia, são feitos exames de fezes para verificar se há algum tipo de parasita no organismo do paciente; na Bioquímica, é possível determinar os níveis de colesterol, triglicérides, diabetes, uréia, etc.; na Hematologia, obter informações para auxilio de diagnósticos através do Hemograma; na Sorologia, são feitos exames para toxoplasmose, rubéola, hepatite B e C, HIV, entre outros; e no setor de Hormoneos, obtêm,-se os níveis de T3, T4, TSH, FSH, LH, etc. São feitos também no Laboratório exames de Urina tipo I. Para utilizar o serviço, o paciente deve comparecer ao Laboratório, munido de pedido médico de exame, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 9h – para a coleta. A retirada dos resultados pode ser feita das 7h às 10h, também de segunda a sexta-feira. O Laboratório de Análises Clínicas está instalado no Prédio H da Unidade Guarulhos-Centro da UnG. Informações: 2464-1735.
 
 
Clínica de Fonoaudiologia – o serviço volta a funcionar na 1.ª semana do mês de março. Primeiramente para pacientes antigos, que receberão atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 11h30. Pessoas que se inscreveram em 2008 para corrigir algum problema de fala também passarão a ser chamadas para consulta. Para os demais serviços (escrita, audição, etc.), o paciente deve entrar em contato com a clínica, localizada no Prédio H da Unidade Guarulhos-Centro da Universidade, e agendar o atendimento, que entrará no sistema de espera. Informações: (11) 2464-1797.
 
 
Hospital Veterinário – embora não sejam gratuitas, a consulta e cirurgia no Hospital Veterinário da UnG são em média 50% mais baratas do que em clínicas particulares. Pessoas interessadas em levar seus animais têm de agendar com antecedência a consulta, seja na recepção ou por telefone. Emergências serão avaliadas pela equipe e, se confirmadas, serão atendidas na hora sem a necessidade de agendamento. O Hospital está instalado no Prédio H da Unidade Guarulhos-Dutra da Instituição. Informações: (11) 2423-7601.
Compartilhe:

Voltar