Acesse:

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Comunidade recebe atendimento gratuito na Ação Comunitária do Sesi

Entre os serviços oferecidos estavam orientação bucal e nutricional, avaliação física e exames de fala e audição realizados por alunos e docentes da UnG
A dona de casa Elisa da Silva acordou cedo. Às 9h30, ela e seus três filhos já haviam feito exames de fala e audição no núcleo de Fonoaudiologia montado pela UnG e se preparavam para passar por um check-up bucal com profissionais da Universidade e do Conselho Regional de Odontologia. “A minha filha mais velha (Elisa, de 8 anos) terá de fazer um exame de audição mais detalhado na clínica da UnG, porque parece que ela tem algum tipo de problema. Os outros dois (Luiz Felipe, 1 ano; e Emile, 4 anos) estão bem”, relatou a dona de casa. “Para nós, que não possuímos plano de saúde e temos certa dificuldade de acesso aos serviços públicos, esses atendimentos são importantíssimos. Imagine o quanto eu teria de pagar por um exame desses para as minhas três crianças”, completa.

Os atendimentos aos quais Elisa se refere foram apenas algumas das ações desenvolvidas na Ação Comunitária, evento de iniciativa do Sesi (Serviço Social da Indústria) regional Guarulhos em parceria com a iniciativa privada, o poder público, clubes de serviços, escolas, universidades, organizações não-governamentais e voluntários.

Durante todo o sábado, dia 5, milhares de pessoas foram beneficiadas com cerca de 50 ações em diversas áreas, desde corte de cabelo e recreação até exames de saúde, orientação sexual e apresentações musicais.

A UnG, uma das parceiras do evento, atendeu a comunidade em quatro especialidades: alunos e professores da Odontologia realizaram atendimento preventivo, o mesmo serviço oferecido pela equipe de Nutrição, que deu dicas de como montar um cardápio saudável. Na sala da Fonoaudiologia, os alvos eram as doenças de voz e audição.

Ao mesmo tempo em que alguns alunos do curso de Educação Física monitoravam atividades recreativas, outros promoviam avaliação física em uma sala reservada. Altura, peso, medidas. Tudo era analisado. Quem participou, aprovou. “A informação da população ainda é precária. Essas ações colaboram muito para propagar os cuidados que as pessoas devem ter com a saúde”, disse o estudante Willian Guadalini de Oliveira. “Fiz um check-up completo: dentes, audição, fala, visão, colesterol, etc. e ainda vou cortar o cabelo”, enfatizou o ajudante-geral Antonio Honório, de 34 anos.

A professora Simone Rodrigues, 29, sofre de pressão alta há alguns anos. Ela aproveitou a oferta do exame de aferição para ver se está tudo bem. “Mas já que estou aqui aproveito para fazer outras avaliações. Descobri até que posso estar com um probleminha no ouvido direito. As fonoaudiólogas da UnG pediram para eu agendar uma consulta na clínica da Universidade para fazer um exame mais apurado”, salientou.

As atividades mais procuradas da Ação Comunitária foram, indiscutivelmente, as recreações: futebol de campo e de salão, basquete, brincadeiras, etc., todas monitoradas por estudantes da UnG. “Os jovens e as crianças vêm em busca de lazer e encontram uma série de atividades monitoradas. Isso gera segurança. Os pais podem fazer seus exames sabendo que os filhos estão em boas mãos”, disse o professor do curso de Educação Física da UnG, Tadeu Corrêa, que coordenou as ações desenvolvidas pelos alunos da graduação.

Até às 12h mais de 5 mil pessoas já haviam passado pelo Centro de Atividades do Sesi “Morvan Dias de Figueiredo”, no bairro Jd. Adriana. A expectativa era de receber 15 mil. Nas três últimas edições da Ação Comunitária realizada sem Guarulhos, mais de 60 mil pessoas foram beneficiadas.

Todos os serviços oferecidos pelos cursos da UnG durante a Ação Comunitária são extensão dos atendimentos disponibilizados pelas clínicas da Universidade e uma mostra da preocupação que a Instituição tem com a comunidade que a cerca.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar