Acesse:

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cursos de Enfermagem do país terão nova matriz curricular

Diretora do curso de Enfermagem da UnG integra comissão que discute mudanças no currículo.
Portal UnG (03/07/2009) –Uma decisão do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologada pelo Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial em 07 de abril de 2009, determina para os cursos de graduação em enfermagem a obrigatoriedade de oferecer carga horária mínima de 4 mil horas, que devem ser cumpridas durante cinco anos de curso.
Caberá a uma Comissão de Estudos vinculada ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (CRE-SP) discutir propostas na reformulação do novo currículo de Enfermagem para todo o estado. A professora dra. Maria de Belém G. Cavalcanti, diretora do curso de Enfermagem da UnG, integra a comissão, que teve seu primeiro encontro no dia 20 de junho, na sede do CRE-SP.

Segundo Belém, a ampliação da carga horária justifica-se em razão de muitos egressos desempenharem funções diferenciadas na implantação do SUS, assumindo, inclusive, funções de gerenciamento de equipes multidisciplinares. Além disso, as instituições de ensino manterão cursos com caráter generalista, humanista qualificando o enfermeiro para o exercício da profissão em todos os níveis de atenção à saúde, o que já era previsto pela resolução do CNE/CES nº 3/2001.

“O tempo de duração do curso está sendo discutido, mas há um indicativo que ele continue sendo oferecido em 4 anos, desde que o Projeto Pedagógico justifique sua adequação. Caberá às IES justificar a realização do curso com carga horária de 4 mil horas em 4 anos, mantendo a concentração dos estágios no 7º e 8º semestre do curso”, salienta Belém.

O parecer do CNE favorável as 4 mil horas para a graduação em enfermagem é uma vitória dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem.

Para a diretora de enfermagem da UnG, toda mudança gera impacto, resistência. “Temos uma matriz curricular que atende as necessidades do mercado, cumprimos além dos 20% da carga horária total do curso em relação ao estágio, determinação esta desde as Diretrizes de 2001, mas vejo como uma boa idéia, de inovação em outros conteúdos no que se referem à marketing, processos e resultados, uma vez que hospitais como Albert Einstein, Nove de Julho e São Luiz trabalham com modelos de gestão diferenciados, algo que será contemplado na nova matriz curricular, privilegiando a formação do nosso graduando em enfermagem”, finaliza.

A nova matriz curricular dos cursos de enfermagem entrará em vigor a partir do 1º semestre de 2010.
Compartilhe:

Voltar