Acesse:

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O que falaram sobre a história da UnG

Veja aqui o que disseram personagens e personalidades sobre a trajetória de quatro décadas da Instituição paulista

Portal UnG (13/08/2009) – Durante o evento que marcou o início das comemorações de 40 anos da UnG, diversos personagens que fazem parte da história da Instituição e personalidades políticas e outras ligadas à educação passaram pelo Anfiteatro F da Unidade Guarulhos-Centro para prestigiar a Universidade. O Portal UnG aproveitou a oportunidade para saber como vêem a epopéia que, em 2010, chega ao 40.º ano.


"Formamos 1% dos profissionais graduados em IES privadas no Brasil [referindo-se aos 65 mil egressos da UnG. De acordo com a ABMES, desde a década de 1960, as universidades privadas brasileiras formaram 6 milhões e 200 mil profissionais]. Isso é uma grande responsabilidade. Professores e funcionários sempre deram seu voto de confiança, vestiram a camisa da Universidade. Eu sou apenas mais um personagem nesta trajetória da UnG. Sem eles, talvez a história nem tivesse acontecido”.

Prof. Antônio Veronezi, chanceler e idealizador da UnG


"Observei durante o evento que há diversos atores que ajudaram a construir essa história de 40 anos. Junto com eles, desfilou uma série de registros sobre a trajetória da Universidade que me ajudou a chegar à conclusão de que, essas quatro décadas, serviram para consolidar a UnG na lista das mais importantes instituições educacionais do País. O desafio agora são os próximos anos. A palavra adequada nesta comemoração é a confiança no futuro. Se muito valeo já feito, mais vale o que será’.Poucas instituições de ensino conquistaram num prazo tão curto o desempenho da Universidade Guarulhos. Fico muito feliz em testemunhar o carinho, o amor e a dedicação daqueles que construíram a Universidade. É gratificante saber que Guarulhos está em ótimas mãos no que se refere à formação superior de seus habitantes”.

Orlando Silva, ministro do Esporte

"A UnG cresceu com Guarulhos e vice-versa. Na época de fundação da Faculdade Farias Brito, a cidade tinha, segundo o IBGE, pouco mais de 70 mil habitantes. Hoje, são mais de 1,3 milhão. Nesses 40 anos, a Universidade preparou muitos profissionais para atuar em diversos setores na cidade, colaborando para seu crescimento. Conhecimento só tem sentido se o passarmos para frente. A vida só tem sentido se levarmos adiante aquilo que aprendemos. A UnG tem sido este instrumento em nossa cidade. Parabenizo o prof. Veronezi pela coragem. Ele e os idealizadores da Faculdade foram pessoas que sonharam, acreditaram na cidade. Outro ponto importante: a visão social da UnG. Vemos diversas pessoas carentes alcançando o sonho do ensino superior graças às iniciativas da Universidade. Parabéns”.

Sebastião Almeida, prefeito de Guarulhos


"São 40 anos na busca do objetivo de formar recursos humanos capazes de exercer ética e dignamente as mais diversas funções. A união dos esforços e o espírito coletivo são marcas registradas da UnG, instituição responsável e comprometida socialmente. Sempre enfatizo que a trajetória da Universidade confunde-se com a minha”.

Profa. Dumara Sameshima – reitora da UnG, Instituição em que atua há 38 anos




"Eu me julgo uma pessoa abençoada. Sinto-me muito feliz por pertencer à geração fundadora da UnG. Agradeço, além de Deus, ao amigo Veronezi, que me convidou, quando eu lecionava em outra instituição, a vir atuar aqui. Eu vejo a trajetória da UnG e faço dela a minha. Afirmo com convicção que esse é momento de plena felicidade para mim, pois são 40 anos dedicação. Sou realizada como professora da casa; fiz aqui grandes amigos. Espero que essa Instituição se perpetue”.

Jeanette Cairo Bizutti, Professora Emérita da UnG
 


"Parabenizar a UnG pelos seus 40 anos é uma honra para mim. A sociedade está carente de educação de qualidade. Esta Universidade orgulha todo o sistema de ensino superior brasileiro. Por isso, eu desejo vida eterna a ela”.

Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp)





"Dois minutos para falar de uma história de 40 anos é pouco. Parabenizo os fundadores pela audácia e os docentes por protagonizarem esta história. É uma honra poder participar desta justa homenagem”.

Prof. Gabriel Mário Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e do Fórum de Entidades do Ensino Superior





"Dois períodos do Hino Nacional ajudam a exprimir a trajetória da UnG: ‘Brasil de sonho intenso’; ‘Brasil de amor eterno’. Esta Instituição é o resultado do sonho que o prof. Veronezi compartilhou com seus companheiros, funcionários, professores e alunos, a quem dedica tanto carinho. Eles sonharam e alcançaram: fizeram desta Instituição, uma Universidade de grande sucesso. Mas o sonho só se completou depois que incluíram o amor. Eles amaram esse projeto. O prof. Veronezi ama a UnG e o seu projeto educacional. Afirmo que o sonho e o amor conduziram a Universidade nesses 40 anos e continuarão sendo seu alicerce”.

Fernando Capez, promotor e deputado estadual


"Guarulhos ganhou muito com a fundação da Faculdade Farias Brito, e continua ganhando muito com a UnG. Trata-se de uma Instituição que tem olhar para a sociedade”.

Airton Trevisan, presidente da OAB-Guarulhos 







"A UnG completa 40 anos de existência. Posso dizer que acompanhei quase toda sua história. Colaborei com ela como vice-reitor e, posteriormente, como reitor. Foi um período muito importante para a minha formação e, sobretudo, para a minha consciência. Durante o tempo em que aqui permaneci, observei que a UnG tem grande preocupação com a formação intelectual do povo brasileiro. Espero que esta Universidade continue nessa trajetória ascendente, sempre com esta preocupação.

Prof. Manoel Gonçalves Ferreira Filho, ex-reitor da UnG




"O tempo é implacável com os seres humanos. Eles nascem, crescem, vivem e morrem. E o que fazer para que uma instituição não morra? A resposta está na obra das pessoas, naquilo que elas fazem e fizeram para tornar uma organização perene. Os dirigentes desta instituição têm de pensar em maneiras de torná-la perene. A UnG ainda é uma garota se comparada a outras universidades no mundo com 100, 500, 700 anos. Mas é preciso que as pessoas tenham compromisso com o projeto da Universidade. A instituição não pode morrer. A razão de ser de uma Universidade é a perenidade”.

Prof. Milton Linhares, conselheiro do Conselho Nacional de Educação

"O professor é a chave de todo processo educacional. Para nós [professores da Universidade], o voto de confiança dado pela mantenedora para que trabalhassemos com plena liberdade e, acima de tudo, com estabilidade, foi fundamental para a construção da excelência do ensino da UnG. Quando fui convidado a vir para a Instituição fiquei pensando na ousadia daqueles jovens. Hoje, estamos diante de uma das mais importantes universidades do Brasil. Logicamente que houve muita dificuldade, mas com luta, garra e busca por conhecimento conseguimos vencer todas elas. O País cresceu extraordinariamente, e precisamos de gente preparada pela educação para atuar nesse cenário. É necessário uma reinvenção da própria Universidade, e isso já está acontecendo. Temos, por exemplo, curso de MBA feito especialmente para os gestores e professores da Instituição."

Juracy Liceras de Britto, Professor Emérito da UnG


"É um privilégio para os alunos, professores e para a sociedade, de maneira geral, poder ver a realização de uma cerimônia para comemorar os 40 anos de fundação de uma universidade. Peço ao amigo Veronezi: 'continue não apenas aprimorando, mas levando essa força da UnG para outros locais'. A Federação de Agricultura fez questão de vir homenagear o audacioso prof. Veronezi e a perspicácia dos homens da ciência que compõem o quadro desta respeitada Instituição".

Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária



· Clique aqui e veja outros personagens e personalidades que prestigiaram o evento
Compartilhe:

Voltar