Acesse:

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mostra Especial Portuguesa leva cultura a crianças carentes

A monitoria da exposição foi realizada por alunos do CEU Caminho do Mar. Painéis sobre a língua, mapas e árvores genealógicas foram algumas das atrações do evento
Portal UnG (01/09/2009) – Como se chama esta língua, que nasce no recanto onde surgiram depois a Galiza e o condado portucalense? Que língua é essa falada por mais de 260 milhões de pessoas, a quinta mais falada no mundo e a terceira no ocidente? Língua que sofreu forte influência de vários idiomas e dialetos; se transformou e chegou ao estágio em que se encontra há pouco tempo. O seu nome vem de Portugal.

Difícil não se encantar com a história, as passagens e a descoberta da Terra de Vera Cruz, que ganha ainda mais brilho ao ser contada por jovens carentes, que realizaram monitorias na Mostra Especial Portuguesa, composta pelas obras “Descobrimento do Brasil” e “O tempo da Língua”, que ficaram expostas até o dia 31 de agosto no CEU Caminho do Mar, na zona Sul em São Paulo. Aline da Silva e Wennedy Gomes são dois deles, ambos com 13 anos e estudantes da 7.ª série do ensino fundamental. Aplicados, os alunos afirmam que o tema das exposições chamou a atenção e sentem-se felizes com o resultado alcançado. “É ótimo aprender sobre a nossa língua. Sempre gostei de lidar com pessoas e essa oportunidade é muito gratificante”, explica a aluna, que acompanhou palestras com professores da UnG e do CEU para que pudesse conhecer a mostra e realizar as monitorias. Quando perguntado sobre o que havia de mais interessante no evento, os jovens foram categóricos. “Tudo que falamos hoje veio do latim, a língua portuguesa se modifica há mais de 200 anos e ainda recebemos muitas influências”, disseram empolgados.

As pessoas que visitaram a exposição puderam conferir diversos painéis que enfocam a questão do português falado como língua oficial em quatro continentes, assim como mapas e árvores genealógicas do tempo da língua, retratos, histórias e personagens que fizeram parte da trajetória do descobrimento do Brasil, como Pedro Álvares Cabral, Colombo e Vasco da Gama. “Para mim, essa é a primeira exposição que mostra verdadeiramente esse momento da história do Brasil”, afirma a coordenadora de projetos Educacionais do CEU, Tereza Martins. Para ela, a parceria entre a UnG e o Centro Educacional Unificado só trouxe benefícios e a maior recompensa do trabalho é ver a participação efetiva das crianças. “Essa exposição é um presente para nós. Os alunos estavam acostumados a aprender história dentro da sala de aula e aqui eles puderam ver imagens e figuras, entender de uma maneira diferente como tudo aconteceu. Eles aprendem e também ensinam, isso é valiosíssimo”, ressalta a coordenadora.

Tereza afirma que passaram pelo espaço cerca de 2 mil pessoas diariamente, desde alunos do Centro até a população do ento
o. “Não é sempre que um jovem de 12 anos pode visitar uma exposição como essa, a nossa região agradece imensamente”, finaliza.

Próximo destino
Mostra Especial Portuguesa: “Descobrimento do Brasil” e “O tempo da Língua”

Período da exposição: de 11 a 20 de setembro
Local: CEU Alvarenga – Estrada do Alvarenga, 3752, Balneário São Francisco, Pedreira, São Paulo
Horário: de terça a sexta-feira, das 09 às 21h; sábados das 12h às 14h e domingos das 13h às 15h
Entrada gratuita

Compartilhe:

Voltar