Acesse:

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Enfermagem da UnG oferece exame de papanicolaou gratuito

Medida visa prevenir câncer do colo do útero, o mais comum entre as mulheres brasileiras. Inscrição deve ser feita por telefone
Portal UnG (18/09/2009) – A Clínica de Enfermagem da Universidade Guarulhos (UnG), na Grande São Paulo, anunciou a abertura de vagas para a realização de exame de papanicolaou gratuito. A medida visa prevenir casos de câncer do colo do útero, o mais comum entre as mulheres brasileiras, além de indicar possíveis infecções e o desenvolvimento de doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa da Instituição marca a abertura das novas instalações da Clínica.

As mulheres interessadas em realizar o exame devem fazer agendamento prévio através do telefone (11) 2464-1188. O atendimento é gratuito e acontece nos períodos da manhã, tarde e noite.

Além do papanicolaou, as pacientes poderão fazer outros tipos de exames, como hemograma, colesterol, triglicérides, glicemia e sorologia para rubéola e outras doenças. Não é necessário ter pedido médico ou mesmo encaminhamento de outro serviço. Entretanto, é imprescindível seguir as seguintes recomendações:

• não pode estar menstruada. Preferencialmente aguardar o 5.° dia após o término da menstruação;
• não poderá usar creme vaginal nem se submeter a exames intravaginais (ultrassonografia) nos dias que antecedem ao exame;
• estar em abstinência sexual de 48 horas.

Prevenção
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer do colo do útero é o mais comum entre as mulheres brasileiras: corresponde a 25% dos casos. Contudo, dentre todos os tipos, esse é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, desde que diagnosticado precocemente. Seu pico de incidência situava-se entre os 40 e 60 anos de idade, porém, hoje, observa-se uma incidência em mulheres jovens com vida sexual ativa.

Baixas condições socioeconômicas, atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, vício de fumar, parcos hábitos de higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais estão entre os principais fatores de risco do câncer do colo do útero. A principal forma de detectar a doença é por meio do papanicolaou. “Quase toda mulher já ouviu falar nesse exame, mas nem todas seguem a recomendação médica. O papanicolaou deve ser feito anualmente, desde o início da vida sexual – não existe uma idade definida para esse exame”, aponta Sandra Regina Antiório, coordenadora da Clínica de Enfermagem da UnG. “Embora em nosso entendimento o início deva ser esse, é necessário que se cumpra uma periodicidade independentemente de qualquer fator. Uma mulher por volta dos 40 anos, por exemplo, que não tem atividade sexual, precisa também realizar o papanicolaou”, complementa.

Serviço
Clínica de Enfermagem
Prédio I da Unidade Guarulhos-Centro: Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos
Compartilhe:

Voltar

Notícias Relacionadas


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Universidade realiza exame de papanicolaou gratuito

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
UnG realiza exame de papanicolaou gratuito

terça-feira, 22 de abril de 2014
Enfermagem da UnG realiza papanicolaou gratuito

terça-feira, 22 de abril de 2014
Enfermagem realiza papanicolaou gratuito

quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Universidade oferece papanicolaou gratuito

quarta-feira, 23 de maio de 2012
UnG oferece tratamento gratuito a obesos

sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Enfermagem realiza exame de Papanicolaou gratuito

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
UnG oferece tratamento gratuito a crianças e adultos acima do peso

quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Comunicado: Clínica de Enfermagem preenche vagas para exame de papanicolaou

quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Atendimento gratuito: UnG oferece psicoterapia familiar e de casal