quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Fatos e Fotos: Recepção de Docentes
Professores iniciam planejamento 2010 com palestra e ações de integração e capacitação
Portal UnG (03/02/2010) – Os professores que compõem o corpo docente da UnG iniciaram na segunda-feira (1.º) as atividades de planejamento do período letivo de 2010. Assim como no VI Simpósio de Gestores Acadêmicos, promovido na última semana, a tônica das ações de recepção aos docentes foi a importância do trabalho integrado. Palestrante da noite, a reitora da Universidade, profa. Dumara Sameshima, expôs parte de sua experiência como docente e gestora. Falou sobre planejamento e seus níveis e explicou o peso do PPI, PDI e PPC. “Planejar e esquematizar o conteúdo didático e as formas como serão aplicados em sala de aula são etapas fundamentais para a garantia da qualidade do processo ensino-aprendizagem”, disse. Para ela, o professor é o gestor de sua disciplina.
Ainda na segunda-feira, os professores deram os primeiros passos para o planejamento do primeiro semestre letivo deste ano. Até amanhã estarão em andamento oficinas de capacitação dos educadores.
Segundo o prof. Carlos Vicchiatti, vice-reitor Acadêmico da UnG, as ações propostas para a semana de recepção dos docentes têm como intuito minimizar as barreiras e estimular a integração institucional.
PPI: O Projeto Pedagógico Institucional deverá estabelecer a missão, a vocação, os objetivos, os princípios e as diretrizes de uma instituição educacional de ensino superior. Deve ser um instrumento substantivo que delineie os caminhos da instituição, ter caráter permanente. Constitui-se no elemento-chave da gestão acadêmica, mantendo coerência e articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).
PDI: O Plano de Desenvolvimento Institucional, de duração plurianual, define diretrizes específicas, metas e projetos a serem desenvolvidos em determinado período de tempo, em geral de 5 a 10 anos, em perfeita consonância com a missão institucional estabelecida. Portanto, é um instrumento de planejamento para dar consequência às diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional –PPI.
PPCs: Os Projetos Pedagógicos de Cursos são elaborados de forma articulada ao PPI, observando os princípios da contemporaneidade, da inovação, da flexibilidade, entre outros, assegurando a coerência entre os princípios e diretrizes do PPI e as especificidades de cada área de conhecimento. Um bom projeto deve ser processual, atender às diretrizes curriculares e ter aderência à identidade institucional e à diversidade regional.
Notícias Relacionadas
terça-feira, 2 de agosto de 2016
Fatos e Fotos:Universidade UNG promove recepção aos docentes
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Fatos e Fotos: Docentes apresentam trabalho em conferência internacional
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Fatos e Fotos: Coordenadora do doutorado ministra aula magna no Chile
domingo, 15 de novembro de 2009
Fatos e Fotos: Fonoaudiologia promove XII Semana Acadêmica
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Fatos e Fotos: Docentes da UnG participam de Solenidade de passagem de comando do Corpo de Bombeiros
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Fatos e Fotos: Serviço Social forma primeira turma e tem curso reconhecido
quarta-feira, 4 de março de 2009
Fatos e Fotos: Curso de Direito inicia ano letivo com aula especial
terça-feira, 10 de junho de 2008
Fatos e Fotos: Aquecimento global e a profissão de geógrafo foram alguns dos temas debatidos durante a VI Semana de Geografia
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Fatos e Fotos: Docentes recebem certificados de capacitação para o ensino on-line
domingo, 9 de dezembro de 2007