Acesse:

sexta-feira, 9 de abril de 2010

“Promoção da Saúde”realiza atendimentos gratuitos à população

Ressuscitação cardíaca, saúde do trabalhador, higiene bucal e direito dos cidadãos foram alguns dos temas abordados na ação
Portal UnG (09/04/2010) – Elisa Matszue acostumou-se a dormir com as pernas em cima do travesseiro e foi orientada pelos fisioterapeutas da UnG que o correto é utilizá-lo entre as pernas. Aprendeu, ainda, que os movimentos para andar, abaixar ou levantar-se merece atenção e cuidado para evitar torções ou dores musculares; e que escovar os dentes pode e deve levar alguns minutos. “Realizamos algumas tarefas diárias com muita pressa e isso causa danos à nossa saúde. Receber orientações sobre como agir em diferentes situações do cotidiano nos ajuda bastante”, explica a estudante da Uati-UnG (Universidade Aberta da Terceira Idade).

Mesmo com o dia chuvoso, várias pessoas passaram pelo saguão do prédio G da Unidade Guarulhos-Centro da UnG para receber os atendimentos do programa “Promoção da Saúde”, evento realizado pela Vice-Reitoria de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário.

O evento foi gratuito e aberto à comunidade. Ressuscitação cardíaca, saúde do trabalhador, higiene bucal e direito dos cidadãos foram alguns dos assuntos abordados na ação. Dentre essa diversidade, o que mais chamou a atenção do aposentado Antonio Carlos Martins foi o vídeo sobre os cuidados com a manipulação e higienização dos alimentos. “Eu tinha o costume de deixar frutas e verduras de molho na água com alvejante ou cândida, imaginando que dessa forma estaria limpando profundamente os alimentos. Fui orientado pelos profissionais que existe um produto específico para esse fim”, afirmou Martins.

Para a fisioterapeuta e coordenadora do projeto “Saúde Integrada”, profa. Caroline Teixeira, a visitação foi intensa e a participação nas atividades propostas bastante produtivas. “Procuramos fazer um evento dinâmico, com situações corriqueiras, como analisar a maneira que dormem e ensinar a forma correta de pegar um objeto do chão. Nosso objetivo foi fazer com que as pessoas passem de meros ouvintes para participantes efetivos da ação”, finalizou a professora.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar