Acesse:

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Clínica de Fisioterapia desenvolve método para otimizar atendimentos

Técnica é aplicada em pacientes que têm dores na região lombar. Saiba mais

A clínica de Fisioterapia da Universidade Guarulhos, que busca otimizar a qualidade dos serviços prestados à população, está desenvolvendo um método de aperfeiçoamento ao atendimento a pacientes que têm dores na região lombar, baseado em um novo modelo de triagem que define o tratamento mais adequado ao indivíduo.

Sob a coordenação dos professores Alexandre Ribeiro Alcaide e Marco Aurélio Added, a sistematização é baseada em um modelo americano de subclassificação dos pacientes que sofrem com a patologia, que são classificados de acordo com seus sintomas e, posteriormente, distribuídos para o tratamento adequado de acordo com cada subgrupo. O método, que busca uma intervenção sem a necessidade de cirurgias, procura, através de evidências clínicas, o melhor tratamento a ser aplicado pelo fisioterapeuta.

A Clínica de Fisioterapia da UnG já realiza atendimentos com esta nova metodologia, que foi iniciada nos Estados Unidos e na Austrália.

“Esta nova metodologia conduz o profissional da Fisioterapia ao tipo de tratamento que, estatisticamente, possui maior resultado para o quadro clínico que cada paciente possui. Assim, a avaliação feita pelo fisioterapeuta é essencial para adotar um método mais efetivo, e não somente aplicar o que foi pedido por outros profissionais da saúde”, afirma o prof. Alexandre Ribeiro Alcaide, diretor do curso de Fisioterapia da UnG.

 

Compartilhe:

Voltar