Acesse:

terça-feira, 27 de maio de 2008

No Dia Mundial Sem Tabaco, UnG desenvolve ações gratuitas à população

Universidade oferecerá diversos atendimentos gratuitos na área da saúde. Evento será realizado no dia 31 de maio, na Unidade Guarulhos-Centro
Com o objetivo de colaborar com a contínua redução no número de fumantes no Brasil, a Universidade Guarulhos (UnG) promoverá uma série de ações para conscientizar quanto aos malefícios do cigarro. No próximo sábado, dia 31 de maio, data que marca o Dia Mundial Sem Tabaco, os cursos na área da saúde da Universidade oferecerão serviços gratuitos na Clínica de Fisioterapia da Instituição, localizada no Prédio O da Unidade Guarulhos-Centro.

Avaliações odontológica, nutricional, fonoaudiológica e do grau de dependência química do cigarro, aferição de pressão arterial, teste de colesterol e orientação psicológica estão entre os atendimentos. A iniciativa é do Núcleo do Programa PrevFumo-UnG que será realizado das 8h às 16h. Segundo o intervencionista do programa, que é realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o fisioterapeuta Everton Luiz dos Santos, além de apoiar a cessação do vício, o atendimento buscará prevenir o uso do cigarro pelas pessoas.

O cigarro no Brasil – O fato de ser um país em pleno desenvolvimento, com dimensões continentais e quase 200 milhões de habitantes, e ser a segunda maior nação produtora e exportadora de folhas de tabaco no mundo, não impediu que o Brasil conseguisse desenvolver programas fortes e abrangentes de controle ao tabagismo. Alguns resultados positivos já foram detectados entre 1989 e 2002, como a redução do consumo anual de cigarros em quase 32%, incluindo as estimativas envolvendo produtos do mercado ilegal.

Embora seja um resultado de significativa importância, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, especialmente se levados em consideração os cerca de 200 mil óbitos registrados anualmente em decorrência dos efeitos tardios do consumo do tabaco.

Das 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro, a nicotina é a única que causa dependência física, criando uma necessidade compulsiva pelo vício e gerando desconfortos quando não consumida por algumas horas. Além dessa substância, existem fatores que dificultam na cessação do tabagismo, como a dependência psicológica.

Atendimentos gratuitos pelo Dia Mundial Sem Tabaco
Realização: Programa PrevFumo da Universidade Guarulhos
Data e horário: 31 de maio, das 8h às 16h
Local: Clínica de Fisioterapia da UnG (Prédio O da Unidade Guarulhos-Centro – Rua Soldado Basílio Pinto de Almeida, s/n.º, Centro, Guarulhos)
Compartilhe:

Voltar